quarta-feira, 29 de Junho de 2016 14:02h

Divinópolis realiza 1ª Paraolimpíadas

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, com apoio da Prefeitura de Divinópolis e Associação dos Deficientes Físicos do Oeste de Minas (Adefom)

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, com apoio da Prefeitura de Divinópolis e Associação dos Deficientes Físicos do Oeste de Minas (Adefom), realizará a 1ª Paraolimpíadas de Divinópolis de 1 a 3 de setembro, junto às comemorações da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

Acontecerão provas de natação (modalidade individual), peteca (modalidade dupla e individual), corrida (modalidade equipe de quatro competidores), futsal (modalidade equipe), basquete (modalidade equipe), arremesso (modalidade individual), dança (modalidade individual, dupla e equipe com seis competidores), queimada (modalidade equipe de 5 atletas). Todas as modalidades estão abertas para homens e mulheres, de todas as idades.

 

 

A competição tem por finalidade estimular a participação das pessoas com deficiência (física, visual, auditiva e intelectual), em atividades esportivas e apoio sócio-educativo nas instituições que prestam assistência ao deficiente, promovendo ampla mobilização em torno do esporte e na luta pela igualdade de oportunidades, no município de Divinópolis. Visa também a construção de valores de cidadania, valorização do sujeito com deficiência, estimula a fraternidade, solidariedade e, sobretudo, da garantia de direitos e igualdade de oportunidades.

A Prefeitura de Divinópolis estará totalmente envolvida com esta competição, através das secretarias de Educação (E.M. Raio de Sol), Desenvolvimento Social (Centro de Convivência Municipal Salviano Avelar), de Esportes e Lazer, Comunicação. Também estão como parceiros a Escola Para Surdos AAVIDA, Instituto Helena Antipoff, Escola Estadual Helena Antipoff, APAE, Projeto Fonte de Luz e o próprio conselho.

 

 

As inscrições acontecerão na Adefom (Avenida Afonso Pena, nº 430, no bairro Manoel Valinhas), de 25/06 a 15/07. Poderão participar todas as pessoas com deficiência, desde que credenciadas ou associadas às instituições ligadas à assistência destas pessoas. Interessados em participar que ainda não estão credenciados podem se associar à Adefom e realizar sua inscrição automaticamente.

Para a realização da inscrição, é necessário preencher a ficha de inscrição e levar cópia e original dos seguintes documentos: identidade e CPF, comprovante de endereço, autorização de responsável, quando menor ou incapaz, e laudo médico contendo: tipo de deficiência e CID 10; patologias associadas; medicamentos em uso e liberação para a prática de atividade física. As instituições poderão realizar a inscrição de seus associados na própria instituição e encaminhar para a Adefom, basta solicitar a ficha de inscrição.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.