terça-feira, 2 de Agosto de 2016 12:55h Luciano Eurides

Divinópolis recebe núcleo da Inter de Milão em clima de suspense

O processo de instalação do núcleo da Inter de Milão em Divinópolis gerou muito suspense sobre o funcionamento da escola de futebol na cidade.

Antes do lançamento, já havia muita especulação, algumas se confirmaram. Na sexta-feira, os empresários Markus Schruf, da WWSA Brasil Gestão Esportiva, e Waldson Brandão, supervisor técnico da Inter Academy Base Brasil, participaram do coquetel de lançamento e, no sábado, assistiram a um amistoso das escolinhas.

 

Markus Schruf explicou o lado da parceria que ele defende. Segundo o empresário, a Inter Academy Base Brasil é a detentora da marca Inter de Milão e promove uma filosofia de trabalho da equipe italiana, onde o foco é a formação de treinadores. “É um programa da Inter de Milão em vários países do mundo, como China, Japão, EUA e agora Brasil. É focado para formar treinadores, pois a filosofia da Inter é que, se formar bons treinadores, vai desenvolver bons jogadores. Temos este programa no Brasil, com 30 núcleos e um destes é Divinópolis”, falou.

 

Segundo Markus Schruf, não é uma franquia, mas haverá padrões a serem seguidos. “Os núcleos são entidades independentes e têm um contrato com a Inter Academy e esta ajuda na formação dos treinadores. Existe um padrão de treinamento e em setembro todos os treinadores farão um curso na USP com os treinadores da Inter e assim implementar essa filosofia da Inter”, disse.

 

A participação em competições, sejam elas oficiais ou não, é uma decisão de cada núcleo. “É uma decisão deles, Inter Academy Base Brasil vai ajudar a parte técnica e, para isso, recebemos uma mensalidade”, esclareceu Markus Schuf e ainda reforçou não haver contrato algum com os atletas. “Minha empresa (WWSA) tem um contrato oficial sobre a implementação da Inter Academy no Brasil, a Inter de Milão é focada na marca mundial de futebol, não somente na Itália, não há contratos com jogadores, podemos até ajudar aqueles que se destacarem, mas o objetivo é formar treinadores”, garantiu. Para ser um destes treinadores, não há exigência de qualquer formação acadêmica.

 

Sobre a localização da escola de futebol, o núcleo desta Inter Academy Base Brasil está funcionando no estádio Waldir Coelho (campo da Associação Atlética Danilo Passos). No sábado, não houve a explicação sobre este assunto, nossa reportagem apurou que a gestão do núcleo divinopolitano arrendou o espaço pelo prazo de cinco anos e prorrogáveis por mais cinco, pois a chamada pública feita é para o campo ao lado, onde funcionava o Grêmio São Danilo, esta utilização está prevista para 20 anos.

 

O programa de treinamentos e quais as categorias serão atendidas não foram fornecidos.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.