sexta-feira, 14 de Setembro de 2012 14:05h Luciano Eurides

Divinópolis Sedia Campeonato Brasileiro de Orientação

A cidade de Divinópolis recebe o Campeonato Brasileiro Estudantil e Universitário de Orientação. O evento segue até domingo em duas modalidades de competição. O esporte reúne velocidade e inteligência para executar as tarefas propostas. Serão 157 atletas de todo o Brasil que disputam 32 categorias.

 


O participante não terá conhecimento da pista e nem do mapa, o percurso é inédito. Para o organizador, João Marcos de Andrade, o atleta precisa ser rápido e ter boa interpretação de mapas. “O único equipamento permitido na prova é a bússola, então o atleta precisa entender aquilo que está escrito, se não tiver isso, ele pode ficar perdido no percurso que varia de um a cinco quilômetros, para a categoria iniciante, e de seis a nove quilômetros para categorias de elite”, explicou.

 

Sabendo dos riscos da prova todos os atletas se vestem de maneira adequada para enfrentar percurso que pode ser na areia, florestas mais ou menos densas, e relevos acidentados. “Os atletas usam caneleiras, roupa especial, que não agarra em espinhos e facilita a transpiração, além de tênis de corrida, meia e calça comprida” disse.

 

O evento contou com treinamento na Escola Municipal Professora Veneza Guimarães de Oliveira, no Distrito de Santo Antônio dos Campos. Hoje, ás 9h30min haverá a cerimônia de abertura e realização da prova Sprint no Parque de Exposições de Divinópolis. No sábado e no último dia, domingo, as provas seguem novamente na escola.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.