quinta-feira, 9 de Junho de 2011 12:05h Luciano Eurides

Divinópolis sedia Campeonato Panamericano de Judô

Centenas de atletas de pelo menos cinco países da América Latina estarão em Divinópolis neste fim de semana para disputar o Panamericano Infantil de Judô, nas categorias masculino e feminino. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Divinópolis é a principal patrocinadora do evento, com investimentos de R$18 mil reais.


A cidade foi escolhida para ser sede da competição em um Congresso Técnico realizado na Bolívia no ano passado. Marçal Braga, um dos técnicos brasileiros, estava presente e pleiteou que a competição fosse realizada no centro-oeste de Minas. Os recursos da Secretaria de Esportes e Lazer serão usados nos custeios com arbitragem, alimentação e infraestrutura para o evento. “Para nós, é muito importante receber um evento como esse. É o maior evento em nível mundial na idade de 11 a 14 anos. Uma competição de alto nível. É a primeira vez na história, que Divinópolis realiza um campeonato em nível mundial”, enfatizou Marçal Braga, o organizador.


Além do apoio financeiro, a SEL envia atletas das escolinhas do município para competir. São meninos e meninas de 11 a 14 anos que lutam a partir de sexta-feira no Complexo Esportivo do SESI. São esperados 300 competidores. “A Prefeitura tem investido em eventos de esportes especializados, como o judô, karatê, kung fu e jiu jitsu, oferecendo as modalidades em dois núcleos de esportes da cidade”, informou o chefe de Setor de Esporte Escolar, Fernando Regino Diogo.


A abertura oficial do Campeonato Panamericano de Judô Infantil está marcada para sábado, às 13 horas, quando o evento recebe a vista do Prefeito Vladimir Azevedo. Durante a abertura, será feita a apresentação da banda de Música da Polícia Militar, com desfiles das equipes participantes e em seguida as disputas das semifinais.


O campeonato tem o aval da União Panamericana de Judô, da União Nacional de Judô e da Liga Mineira de Judô. No entanto não possui validade diante da Confederação Brasileira de Judô.



Atletas divinopolitanos



Divinópolis tem grandes chances de ter atletas no pódio. A cidade será representada por 15 judocas e pelo menos cinco deles podem sair como campeões. Um dos destaques é a atual campeã panamericana feminina, Yasmin Silqueira, que pode se sair vitoriosa.


Além de Yasmin, João Victor, vice-campeão Panamericano, em San Domingos, no Caribe e terceiro colocado na competição Ibero-americana, também tem chances de sair vitorioso na prova de Divinópolis. Também estará na disputa por títulos o atleta Leonardo Vilano Júnior, vice-campeão brasileiro 2010 e atual campeão mineiro.  

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.