sábado, 3 de Setembro de 2011 13:29h Luciano Eurides

Dupla caseira para o lugar de Joel Santana

Joel Santana não é mais o técnico do Cruzeiro. A decisão foi tomada na noite de quinta-feira, quando a diretoria decidiu pelo novo comandante, que será Emerson Ávila, treinador da Seleção Brasileira sub-17 e Coordenador Técnico do time profissional do Cruzeiro desde 2008.


Contratado em junho deste ano, em substituição a Cuca, Joel Santana comandou o time celeste em 15 partidas, com oito vitórias e sete derrotas, aproveitamento de 53,3% dos pontos disputados. Com ele no comando, o Cruzeiro marcou 24 gols e sofreu 18.


Profissional da Raposa desde 1996, quando começou sua carreira nas divisões de base do Cruzeiro, Emerson Ávila comandou interinamente o time profissional estrelado em quatro ocasiões.
A primeira delas foi na segunda partida da final do Campeonato Mineiro de 2007, em substituição a Paulo Autuori, que pediu demissão após derrota de 4 x 0 para o Atlético-MG, no primeiro jogo da decisão. Com um time formado por diversos jogadores revelados pela base celeste, Ávila levou o Cruzeiro à vitória, por 2 x 0.


As outras três vezes em que ele dirigiu o time profissional cinco estrelas foi logo após a saída de Adilson Batista do comando técnico cruzeirense, em junho de 2010. No primeiro jogo, o Cruzeiro foi derrotado pelo Atlético-GO, por 2 x 1, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro. Na sequência, comandou a equipe em mais dois jogos, em uma excursão feita nos Estados Unidos, com vitórias por 3 x 0 sobre o New England Revolution e 4 x 2 diante do Red Bull New York.


Em 2008, Emerson Ávila dirigiu o Ipatinga na Série B do Campeonato Brasileiro e levou o time do Vale do Aço para a Primeira Divisão do Nacional, após conquistar o vice-campeonato da Série B. Nas categorias de base da Seleção Brasileira, neste ano, foi campeão sul-americano sub-17 e 4º colocado na Copa do Mundo sub-17. Ávila terá como auxiliar-técnico Alexandre Grasseli, que deixa o comando técnico do time júnior.


O novo treinador vê essa oportunidade de comandar a equipe profissional do Cruzeiro como um grande desafio. “ Desafio e as oportunidades acontecem, às vezes, sem avisar. Ontem à noite conversei com o Dimas (Fonseca, Diretor de Futebol) e ele me informou da troca e me colocou no cargo dando total confiança e poio para seguir nessa missão com o clube. Agradeço ao Cruzeiro por me dar essa oportunidade e tendo a confiança da diretoria é o principal”, disse.


Ávila comentou sobre o encontro com os jogadores e o ex-técnico do Cruzeiro Joel Santana. “A receptividade com o elenco foi no primeiro treino a melhor possível. Os jogadores entendem bem minha maneira de trabalhar. Quero deixar claro que respeito muito o treinador que estou substituindo que é o Joel, uma pessoa que tem um passado e uma história muito grandes no futebol. E foi bom o convívio com ele aqui. A gente sempre aprende com as pessoas que passam por aqui. E vamos buscar os resultados que precisamos para alcançar melhores situações na tabela”, comentou.

 

 

O novo treinadorespera mexer na forma de o Cruzeiro jogar já para a partida contra o Palmeiras. “A gente espera ter uma equipe coesa, compacta, mesmo com as ausências que teremos nos próximos jogos, consiga jogar bem, criar situações de gol, saber marcar de maneira eficiente. tem que ser essa nossa ideia para a partida de domingo contra o Palmeiras. Devemos fazer umas mudanças, o elenco está muito reduzido neste momento. fizemos um esboço daquilo que podemos fazer para domingo. Mas ainda há alguns jogadores no departamento médico que ainda podem ser liberados. o principal é que os 11 em campo possam fazer um grande jogo contra o Palmeiras. Como já dizia nosso amigo Adilson Batista: vamos aguardar! (risos) Vamos esperar, avaliar algumas situações de atletas que estão no DM. Mas, se for a turma que trabalhou com a gente hoje, é utilizar um grupo forte. Não é o momento oportuno de colocar muita coisa nos ombros dos garotos, atletas bons que temos no grupo, que precisam de um amadurecimento. Mas conto com eles também, pois são peças que serão uteis na sequencia do trabalho”, falou.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.