quarta-feira, 21 de Março de 2012 11:37h Vinicius Soares

EOC organizará torneio de tênis neste fim de semana

Crianças de 8 anos até pessoas da terceira idade participarão do evento, o torneio será a primeira etapa de três em 2012

Aos poucos, a prática considerada de elite, tem sido popularizada pela mídia. São vários torneios abertos durante o ano, em todas as cidades do mundo, sendo os mais conceituados os de Londres e Paris.
Depois do futebol e do MMA, (Artes Marciais Mistas), o esporte caminha a passos largos para se tornar o terceiro mais popular no Brasil. Para os interessados, já está aberto o ano letivo do tênis em Divinópolis. Após o programa social da prefeitura, que visava incentivar a prática do desporto entre as crianças de comunidades carentes. Agora, é a vez da ‘high society’.
A escola do Estrela do Oeste Clube, tradicional pelas várias práticas em diversas modalidades realizará um torneio interno, restrito somente aos sócios. Conhecido por incentivar não só as crianças e os jovens as atividades físicas, mas também por reunir amigos empresários, o clube tem repercussão estadual, tendo servido de sede de eventos classificatórios por diversas vezes. Serão três etapas este ano além da Master. Esta será exclusiva aos classificados das etapas antecedentes.
O evento acontecerá neste fim de semana, com início na sexta-feira (23), às 18h, tendo continuidade no sábado, durante todo o dia e também no domingo. As partidas serão realizadas na Academia de Tênis do Estrela do Oeste Clube, no bairro Bom Pastor, entre o Hospital Santa Mônica e o posto de saúde daquela localidade, no começo da Rua Queluz. O vencedor e o vice-campeão receberão troféus e todos os participantes receberão medalhas de participação. Professor de tênis e um dos organizadores do evento, Moisés Reis, falou sobre a importância da atividade para os cotistas e citou a relevância da prática esportiva. “Os meninos adoram vir aqui treinar. Faz muita falta pra gente e pra eles também. Procuramos ajudar a inseri-los na vida esportiva desde cedo, para ajudar no preparo físico. Isto vale também para o pessoal da terceira idade. É importante que todos eles se sintam aptos e vencedores e por isso faremos uma medalha simbólica para todos os candidatos.” destacou Moisés. 

O Tênis

Ténis ou tênis  é um esporte de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, saibro (terra vermelha), ou relva. Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.
Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária incluindo as linhas na quadra do oponente, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário, etc.).
O tênis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games/jogos e sets/partidas. Grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set). Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar. No tênis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está sacando. Ganha o jogo/encontro aquele que atingir um número de sets pré-definido - geralmente 2sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.