quinta-feira, 3 de Janeiro de 2013 08:28h Luciano Eurides

Equipes se reapresentam para temporada 2013

As equipes do futebol de base de Divinópolis começam a se reapresentar para a temporada 2013.

O Vasco da Gama antecipou os trabalhos na categoria 96, pois a equipe tenta a participação no Campeonato da Federação Mineira de futebol categoria juvenil. O Flamengo se reapresenta nas categorias 99 e 98, pois irão ao interior de São Paulo para um competição.

O Vasco da Gama de Divinópolis, irá se apresentar na manhã de hoje, 9h, estádio Dr Sebastião Gomes Guimarães onde os atletas serão submetidos a um teste físico. O time deverá ser o único representante da cidade nas categorias de base da federação, assim o time se preparou por todo o ano de 2012. A equipe trabalhou com atletas da categoria juvenil (96) embora se pudesse usar jogadores nascidos em 95. O objetivo, preparar os at6letas para esta que é a competição mais importante do Estado para a categoria.

O teste físico, tem como importância saber a real condição de cada jogador e qual a possibilidade de cada atleta, diante da posição que ocupará em campo, a necessidade mínima dele. Um goleiro, por exemplo, deverá ser avaliado de forma diferenciada do ala.  Apesar de que 88 % de uma partida de futebol envolvem atividades aeróbicas , essas são realizadas, na maior parte, sem a posse de bola, ou seja, o lateral pode se aplicar ao ataque e não ser acionado. Os preparadores trabalham atualmente a resistência aeróbica e anaeróbica e propõe que outras variáveis que são de suma importância para o treinamento, tais como a força, a velocidade, a agilidade, a flexibilidade.


FLAMENGO

A tarde de quinta-feira, será de reapresentação também no estádio Mendes Mourão, onde o treinador Paulinho irá recepcionar os atletas das categoria 98 e Vanderlan os da categoria 99. ambos se preparando para a competição, ainda este mês na cidade de Mineiros do Tietê, município vizinho a Jaú, no interior de São Paulo.

Além de jogar futebol, a cidade pode oferecer um turismo interessante para os jovens atletas do time rubro negro. Uma delas é a barragem formada pela Hidrelétrica de Barra Bonita no '''Rio Tietê''' (construída no fim dos anos 50 e início dos anos 60). Esse represamento forma um grande lago que atinge aproximadamente 7 km de largura. Está localizado na área rural, 15 km da cidade. Nesse local realiza-se a prática da pesca, camping, esportes náuticos, balneário e lazer . O Bairro denomina-se “Vale Verde”.
Ainda, para as atividades culturais e históricas o casarão de uma fazenda chama a atenção por sua edificação, o local foi palco de um dos mais importantes fatos históricos ocorridos na região. O imóvel hospedou o imperador dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina. Com 1.200 metros quadrados de construção e 22 cômodos, o casarão fica na Fazenda Imperial. Para a vinda do casal imperial, o fazendeiro preparou o imóvel durante seis anos, para que ficasse de acordo com as exigências do monarca. Segundo registros da época, foram feitos afrescos nas paredes de toda a casa por pintores portugueses.

A equipe deverá também receber o carinho dos Mineiros Tieteenses.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.