segunda-feira, 5 de Outubro de 2015 11:14h ALMG

Especialista português virá a ciclo de debates sobre futebol

A organização do evento finaliza contatos para fechar programação completa com os palestrantes

professor da Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, Júlio Manuel Garganta da Silva, será palestrante do II Ciclo de Debates Muda Futebol Brasileiro, que será realizado em 10 de novembro, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A confirmação da vinda do especialista português, colaborador da Federação Portuguesa de Futebol, foi anunciada nesta segunda-feira (5/10/15), durante a sexta e última reunião preparatória do evento.

Júlio Garganta fará palestra sobre “Formação de atletas de futebol: das ruas à profissionalização”. Com inúmeros artigos publicados, ele tem pesquisas no campo da formação de jogadores, também atuando na área de observação e análise de jogos.

A programação completa com os palestrantes confirmados deve ser divulgada nos próximos dias. O objetivo do ciclo é discutir o cenário do futebol brasileiro em suas diversas realidades, destacando aspectos essenciais para seu aprimoramento, como a gestão dos clubes, o papel da mídia, a arbitragem, o fomento ao futebol amador e formação dos profissionais do setor. 

A reunião contou com a presença de entidades parceiras da ALMG na organização do evento; assessores dos deputados Anselmo José Domingos (PTC), presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, e João Leite (PSDB), entre outros servidores da ALMG.

Participaram representantes da Associação Mineira de Cronistas Esportivos, do Centro de Excelência em Performance do Futebol, da Secretaria de Estado de Esportes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Grêmio Mineiro de Esportes.

Painéis pontuam desafios – Conforme definido ao longo das reuniões preparatórias, a palestra de abertura do II Ciclo de Debates Muda Futebol Brasileiro vai tratar da gestão do futebol, com uma comparação entre o modelo brasileiro e modelos internacionais.

Após, haverá um painel sobre a reestruturação do futebol brasileiro, abordando quatro aspectos: organização e gestão do futebol profissional; calendário do futebol profissional; impactos do Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut) na gestão dos clubes e combate à corrupção; e o papel da mídia no futebol.

Além da palestra sobre a formação de atletas, serão ainda debatidos, em outros dois painéis, desafios para o aprimoramento da arbitragem de futebol e desafios para o futebol amador e categorias de base em Minas Gerais quanto a infraestrutura, recursos materiais e calendário de competições.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.