quinta-feira, 12 de Março de 2015 13:17h Atualizado em 12 de Março de 2015 às 13:21h. Luciano Eurides

Everton vence a 3ª Corrida dos Bairros

Everton Libério Silva foi o melhor na terceira edição da Corrida dos Bairros, realizada no último domingo (8), quando fez os 7 km em 25min01s

No feminino, Margarida das Graças Gomes foi a melhor, com o tempo de 39min39s. Além da tradicional mistura de terrenos, a chuva foi um fator importante, mas agradou muito e segundo os corredores não atrapalhou em nada na corrida, mas o público presente foi pequeno, apenas 50 atletas completaram os percursos, ano passado foi um total de 88.
A prova é dividida em dois percursos, um alternativo e outro oficial. No oficial, é cronometrado o tempo em que o atleta percorre 7 km, em asfalto, calçamento e terra. Neste, Everton Libério Silva fez em 25min01s, estabelece uma nova marca, pois ano passado, Rogério Oliveira Martins fez em 25min20. O atleta também foi segundo colocado na Corrida da PM, onde apenas Ivamar de Oliveira chegou à frente dele. Everton falou da conquista e da preparação para sempre estar entre os melhores. “Primeira que fiz aqui e achei tranquila, muitos morros, gosto de subidas e estive atrás do segundo colocado boa parte do tempo e somente obtive a vitória pela subida, a chuva ajuda, fisicamente é bom, o piso é tranquilo, calçamento com chuva escorrega e foi um detalhe, a parte de barro e asfalto é tranquila. Quero chegar na frente e em primeiro lugar, estou treinando três à quatro vezes por semana, quero as provas oficiais e em primeiro lugar”, falou o atleta de apenas 27 anos.
Além do divinopolitano, o pódio contou com José Gonçalves Lopes, da cidade de Pedro Leopoldo, com o tempo de 25min16; Vinícius Luiz Santos da cidade de Formiga, fez em 26min15; Edmar Antônio Faria de São Gonçalo do Pará, ele terminou em 26min25s e Luiz Nei Rezende, da cidade de Resende Costa, chegou com 27min10s. Algumas observações como Edmar Antônio de Faria, ano passado fez em 27min07, uma melhora em 42 segundos e rendeu a quarta colocação.
No feminino, Margarita das Graças Gomes, de Itapecerica fez em 39min39s, Vanderli Terezinha Tavares em 44min03, Márcia Cristina Santos em 45min55s e Ana Lúcia Gomes em 46min20s. Ano passado, a vencedora da prova foi Myslene Regina Queiroz Guimarães e com o tempo de 36min17s. Já a atleta Vanderli Terezinha Tavares, no ano passado fez em 45min10s, um ganho de 1min07.
No percurso alternativo é cronometrado o tempo em que o atleta percorre 3,6km, o que seria a metade do percurso oficial, mas os corredores, por experiência, já contam ser necessário rever a metragem, pois sentiram ser bem maior que o divulgado. Paulo César Oliveira, de Belo Horizonte, venceu a prova e teve a mesma sensação. “Foi bom, estou voltando agora, estava machucado, e esse 3,5 km está bem maior, todos reclamando e falando dar um pouco mais de quatro. Essa medida não é real. O percurso é bom, tem terra e suja um pouco, isso é bom, a chuva ajuda bastante, quero voltar a disputar mais perto dos primeiros colocados. Eu participo muito das provas e gosto muito, está aprovadíssimo”, falou o campeão.
O pódio foi completado com Ronan Francklin Lourenço, de Mateus Leme, com o tempo de 19min18s. Em terceiro, Leonardo Emanuel Teixeira, de apenas 13 anos, ele é da cidade de Resende Costa e se torna uma grande promessa para o atletismo da região. Ele fala da primeira conquista da carreira e adianta que deixará o futebol para se dedicar ao atletismo. “Estou começando este ano e treino com o Luiz Nei, e lá temos uma equipe, treinamos aos domingos, gostei do meu tempo, primeira vez que participo aqui e estou apenas começando. Estudo e jogo futebol, mas estou parando para correr. Gosto mais de correr”, definiu ele.

No próximo domingo, o compromisso dos atletas é na cidade de Pará de Minas, para a Corrida Sicoob. A próxima prova em Divinópolis será a 9ª Corrida das Nascentes, dia 22 de Março, com largada às 9h. A saída será na Nascente do Bela Vista, na Avenida Catalão, 460, Praça São Francisco de Assis. Pela Associação Divinopolitana de Desporto, Recreação e Atletismo (ADDRA) será dia 12 de Abril, na Corrida da Inconfidência, no bairro Bom Pastor. Percursos de 4 km e 8 km.

 

Créditos: Luciano Eurides

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.