sexta-feira, 9 de Março de 2012 18:22h Atualizado em 10 de Março de 2012 às 10:06h. Cristiane Fernandes

Exposição do Arquivo Público comemora os 100 anos de Divinópolis

A exposição, intitulada “Arquivo Público tece 100 anos da história de Divinópolis”, será inaugurada na próxima quarta-feira, 12, às 10h, na Biblioteca Municipal Ataliba Lago. O evento contará com a participação do prefeito Vladimir Azevedo

Será inaugurada na próxima quarta-feira, 14, a exposição “Arquivo Público tece 100 anos da história de Divinópolis”, na Biblioteca Municipal Ataliba Lago.  A exposição será realizada pelo Arquivo Público Municipal. A inauguração será às 10h e contará com a presença do prefeito Vladimir Azevedo.
A exposição reunirá documentos como fotos e textos, em forma de painéis e banners. Em entrevista para o Sistema MPA, o coordenador do Arquivo Público, Cláudio César Mendes, contou sobre a finalidade do evento. “O objetivo da exposição é marcar o contexto histórico em que Divinópolis foi concebida. Nós vamos fazer uma exposição um tanto quanto diferente das já foram feitas até hoje porque vamos demonstrar o clima em que Divinópolis foi concebida: como arraial, como município e o que acontecia no país,durante o mesmo período”, explica.
Ainda de acordo com Cláudio, todos os documentos foram retirados do acervo público da cidade. Ele conta que este é o ponto mais relevante da exposição. Cláudio conta que, assim, o material está disponível para toda a população que se interessar em saber mais sobre o assunto.
O coordenador ainda explica que há a ideia de utilizar a exposição como um recurso didático. “Nossa intenção é levar para as escolas para que os alunos possam entender a história da cidade. As instituições de ensino que se interessarem têm uma aula de história com a exposição”, informa.
O Arquivo Público Municipal sempre realiza exposições referentes a documentos da cidade. Já foram montadas exposições sobre as praças públicas, sobre o time da cidade, Guarani, entre outras. O setor utiliza os documentos para contar a história de Divinópolis aos seus cidadãos.
A exposição ficará instalada na Biblioteca Ataliba Lago até o dia 30 de março. Após, ela será montada novamente na Câmara Municipal, no dia 2 de abril.

exposicao, arquivo, publico, comemora, anos, divinopolis

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.