quarta-feira, 15 de Agosto de 2012 12:43h Gazeta do Oeste

Fabrice Muamba anuncia aposentadoria cinco meses após parada cardíaca

O Bolton anunciou nesta terça-feira que Fabrice Muamba decidiu se aposentar do futebol. A decisão do jogador foi tomada por recomendação médica após a realização de várias consultas com cardiologistas da Inglaterra e também de outros países da Europa. De acordo com o meio-campista, que tinha a esperança de voltar a entrar em campo, uma consulta médica na Bélgica na última semana definiu o fim da sua carreira.

"Desde que sofri o ataque cardíaco e a alta hospitalar, tenho permanecido totalmente positivo na crença de que eu poderia um dia retomar a minha carreira como jogador e jogar mais uma vez pelo Bolton Wanderers. Como parte do meu processo de recuperação na semana passada, viajei para a Bélgica para procurar atendimento médico de um cardiologista. Mas a notícia que recebi foi, obviamente, não a que eu esperava e isso significa que eu estou agora anunciando minha aposentadoria do futebol profissional", explicou, ao site oficial do Bolton.

Muamba sofreu uma parada cardíaca em 17 de março, durante uma partida da Copa da Inglaterra entre Bolton e Tottenham. Naquela oportunidade, o coração do jogador ficou 78 minutos sem bater. O meio-campista foi internado e, após longo processo de recuperação, recebeu alta médica em 16 de abril.

O agora ex-jogador evitou lamentar o fato de não poder mais entrar em campo. "O futebol tem sido minha vida desde que eu era um adolescente e ele me deu tantas oportunidades. Acima de tudo, eu amo o jogo e me considero muito sortudo por ter sido capaz de jogar ao mais alto nível. Embora a notícia seja devastadora, tenho muito a agradecer", disse.

Assim, Muamba tratou de agradecer o apoio que recebeu nos últimos meses. "Agradeço a Deus que estou vivo e quero prestar uma homenagem mais uma vez aos médicos que nunca desistiram de mim. Eu também gostaria de agradecer a todos que me apoiaram ao longo da minha carreira, e aos fãs do Bolton, que foram incríveis. Eu sou abençoado por ter o apoio da minha família e amigos neste momento", comentou.

Muamba, de 24 anos, iniciou a sua carreira nas categorias de base do Arsenal e também passou pelo Birmingham City antes de chegar ao Bolton em 2008. "Sabemos que ele vai continuar a conseguir grandes coisas e apesar toda essa decepção, a coisa mais importante é que ele está aqui, vivo, hoje", disse Owen Coyle, técnico do Bolton.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.