sexta-feira, 28 de Outubro de 2011 12:24h Dácio Fernandes

Fifa discute alterações nas regras visando Copa 2014

A Fifa criou um grupo que está estudando formas de deixar o futebol mais atrativo, principalmente em vistas à Copa 2014, no Brasil.


O grupo é chefiado pelo ex-zagueiro e membro do comitê executivo da Fifa, o alemão Franz Beckenbauer. Ele defende medidas mais brandas na aplicação de cartões vermelhos em lances originados de pênalti. Segundo o grupo, algumas atitudes dos juízes devem ser revistas, já que o infrator é “triplamente” punido: tem o pênalti contra, o jogador expulso e ainda suspenso para a próxima ou próximas partidas. Seriam adotadas leis mais brandas e o jogador só seria efetivamente expulso no caso de uma falta violenta, as faltas leves independente de ser uma situação clara de gol ou até o caso de um toque de mão na bola seriam punidos com a penalidade máxima e o cartão amarelo.


Outra modificação em estudo é sobre a lei do impedimento, atualmente o jogador que está em posição irregular e não toca na bola, mesmo assim tem o lance é paralisado. Segundo as novas regras, o impedimento seria caracterizado somente quando o jogador efetivamente tocasse na bola.


Sobre mudanças tecnológicas, visando auxiliar árbitros e diminuir as polêmicas, tanto a Fifa quanto a comissão e a International Board (que cuida das regras do futebol) são totalmente contra.

O grupo, não contou com a presença de Pelé na reunião,  por conta de compromissos particulares do brasileiro.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.