sábado, 16 de Agosto de 2014 06:56h

Flamengo completa 80 anos e prepara grande festa

Ex-craques do Flamengo carioca virão a Divinópolis para jogo amistoso

Fundado em 26 de agosto de 1934, por Antonio dos Santos Damâso e Nagib Souki, o Flamengo Esporte Clube se confunde com a própria história do futebol em Divinópolis. Às vésperas de completar 80 anos de fundação, o FEC ainda mantém a tradição de ser uma das principais forças do esporte local. Formador de atletas que foram do Estádio Mendes Mourão, próximo à Praça Candidés, para alguns dos principais times do país e até mesmo para o exterior.

No início, o campo do Flamengo EC era no alto do Bairro Niterói e foi construído pelos próprios diretores e jogadores que, de ferramentas em punho, derrubaram barrancos e transportavam terra em carrinhos e carro de boi. A mudança para sua atual sede se deu em 1962.

Ao longo dos 80 anos de futebol e tradição, o Flamengo se transformou em um dos maiores reveladores de novos talentos do interior de Minas, fato que contribuiu para que a equipe ganhasse reconhecimento nacional como uma referência no trabalho com as categorias de base. Os times adultos também escreveram momentos marcantes na história local, com as conquistas dos principais títulos do futebol amador.

Para celebrar o aniversário da equipe, estão sendo planejadas ações dentro e fora de campo. A primeira delas será no sábado, dia 23, às 10h, com um jogo festivo entre equipes másteres. Para isso, a diretoria do FEC está convidando todos os atletas que já atuaram pelo Flamengo. “Nesse dia, faremos um cadastro de ex-jogadores, um formulário simples, mas que irá ajudar a contar essa história”, ressalta o atual presidente do clube, Gilberto Antonio Ferreira, que é filho de José Padeiro, um dos mais tradicionais presidentes do clube. “Quem tiver fotos antigas ou qualquer outro material relacionado ao Flamengo do passado, como medalhas, por exemplo, pode levar que nós iremos catalogar na hora e devolver”, acrescentou o presidente.

Entre as outras ações programadas está a celebração de uma missa solene na terça-feira, dia 26, na Catedral. Estão sendo programadas, ainda, exposições de fotos, a gravação de um DVD com a história do Flamengo e depoimentos. Haverá, ainda, a realização de uma partida histórica entre um combinado do Flamengo e Guarani de Divinópolis e a equipe máster do Flamengo do Rio de Janeiro, com presença de alguns dos mais importantes craques da equipe rubro-negra campeã do mundo no início da década de 1980.

Essa partida será no dia 28 de setembro, no estádio Valdemar Teixeira de Faria. Entre os atletas que virão a Divinópolis, estão confirmados: Adílio, Nélio, Andrade, Tita, Cláudio Adão, Júnior Baiano, Piá, Beto, Paloma, Uidemar, Lira, Rondinele e Zé Carlos II. A venda de ingressos começará em breve.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.