segunda-feira, 8 de Outubro de 2012 13:11h Gazeta do Oeste

Fluminense chega a 82% de chances de título; Palmeiras está mais perto da degola

O Fluminense continua consistente e confiante em importantes provas de fogo do Campeonato Brasileiro. O último grande desafio reservou dois clássicos seguidos: a equipe das Laranjeiras teve aproveitamento total nos jogos contra Flamengo e Botafogo. Com seis pontos de vantagem na ponta, o Tricolor carioca desfruta de 82% de chances de título, segundo estatística do matemático Tristão Garcia.

“O importante é que estamos conseguindo manter uma série invicta. Somos um time eficiente, marcamos bem e conseguimos os gols”, destaca o meia Thiago Neves ao falar do segredo da agremiação.

Aliás, o estudo de Tristão Garcia cita que apenas outros três times estão na briga pelo título, com dez rodada para o final. Vice-líder, o Atlético tem 12% de possibilidade em levantar a taça. Por fim, Grêmio (5%) e Vasco (1%) seriam os outros candidatos.

A disputa da vaga na Libertadores'2013 também está restrita. O Fluminense desfruta de 99% de chances de carimbar a presença na competição Sul-Americana. Também brigam Atlético (91%), Grêmio (73%), Vasco (27%), São Paulo (9%) e Internacional (1%).

Do lado oposto da classificação do Brasileiro, os números mostram uma situação complicada para as equipes que ocupam atualmente a zona de rebaixamento. Os dois favoritos à queda são Atlético-GO (99%) e Figueirense (98%).

No entanto, a situação de Sport e Palmeiras também é complicada. Ambos amargam 79% de possibilidades de queda. “Não podemos baixar a cabeça com essa situação”, avisa Henrique, defensor palmeirense, depois da derrota do time no clássico deste sábado contra o São Paulo, no estádio do Morumbi.

Por questões matemáticas, nove times ainda aparecem no estudo em relação ao rebaixamento do Campeonato Brasileiro: Coritiba (15%), Ponte Preta (9%), Flamengo (6%), Santos e Bahia (4%), Cruzeiro (3%), Portuguesa (2%), Náutico e Corinthians (1%). Os números de Tristão Garcia excluem apenas o Botafogo de qualquer disputa do torneio nacional.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.