segunda-feira, 12 de Novembro de 2012 02:40h Gazeta do Oeste

Fluminense diminui hegemonia paulista com tetracampeonato nacional

O “clube tantas vezes campeão” alcançou mais um título neste domingo. A vitória por 3 x 2 diante do Palmeiras, em Presidente Prudente, assegurou o título nacional com três rodadas de antecedência e diminuiu a hegemonia mantida pelos paulistas no Campeonato Brasileiro. Com a taça deste fim de semana, o Rio de Janeiro torna-se campeão pela 16ª oportunidade, enquanto os clubes de São Paulo permanecem com 28 troféus.

A disparidade mantida pelos times da Região Sudeste é ainda maior com a presença dos times mineiros, vencedores de três edições do Brasileiro. O Rio Grande do Sul, por sua vez, representa o extremo mais gelado do País com cinco taças nacionais. Os números apresentados por cada Estado foram confirmados pela CBF em 2011, quando a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa foram homologados pela entidade.

Além do troféu erguido neste fim de semana, o Fluminense já havia acumulado conquistas em 1970, 1984 e 2010. Bicampeão na disputa por pontos corridos, o Tricolor das Laranjeiras cumprirá tabela nas últimas três rodadas e acompanhará a luta de Atlético-MG e Grêmio para ficar com o vice-campeonato. Caso um clube brasileiro saia vitorioso na Sul-americana, o segundo lugar será o único a dar vaga direta na Libertadores.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.