terça-feira, 18 de Novembro de 2014 04:31h Atualizado em 18 de Novembro de 2014 às 04:34h. Luciano Eurides

Glenison vence a Corrida ABC etapa Divinópolis

O corredor de São João del-Rei Glenison Gilbert foi o primeiro colocado nos 8km masculino e ficou à frente do atleta do Cruzeiro Ivamar de Oliveira

Jussara Faria, de Formiga, foi a primeira nos 8km feminino. Douglas Lisandro foi o campeão nos 4km e Chiara Reis a melhor nos 5km feminino. O novo percurso em áreas históricas da cidade agradou à coordenação e atletas.
Na prova principal, Glenison conseguiu o primeiro lugar com o tempo de 24 minutos e 41 segundos. Ele ficou à do grande recordista de vitórias na cidade, Ivamar de Oliveira, este com o tempo de 24 minutos e 54 segundos. Segundo o campeão, que é atleticano, foi difícil. “O percurso é bom, com subida e descida, torna-se veloz, no centro da cidade, e bacana. Na verdade é melhor para o atleta, pois somos corredores de rua e treinamos nessa situação. Sou atleticano e, na verdade, o Atlético está comandando em Minas”, disse.
Já Ivamar confirma ser o final de temporada o culpado por ter de se fazer mais esforço. “Um ano cheio de provas e chego ao final desgastado, mas o menino [Glenison] está bem, é novo e merece os parabéns. O importante é estarmos no pódio e representando a região Centro-Oeste e o Cruzeiro”, falou e não comentou o fato dele ser atleticano. “É beleza”, se limitou a dizer. Completaram o pódio Egnaldo Elias, de Contagem, com o tempo de 25 minutos e 29 segundos. Anderson Lucas, de São João del-Rei, com 25 minutos e 59 segundos, e Ferreirinha, do Cruzeiro, com o tempo de 26 minutos e 09 segundos.
Na prova de 8km feminino, dobradinha da cidade de Formiga. A primeira colocada foi Jussara Faria, com o tempo de 33 minutos 47 segundos 05 centésimos e passou ao lado de Andreia Lima, esta com o tempo de 33 minutos 47 segundos e 29 centésimos. Zirlene Adriana, uma esportista de destaque nacional, natural de Juiz de Fora, árbitra internacional de atletismo, fez presença e ocupou a terceira colocação. Claudiene Cardoso, de Divinópolis, em quarto lugar, com o tempo 35 minutos 38 e segundos, e Emerenciana da Silva, de São Gonçalo do Pará, foi a quinta colocada com o tempo de 36 minutos cravados.
Na prova dos 4km masculino o pódio não contou com nenhum divinopolitano. Douglas Lisandro, da cidade de Formiga, foi o campeão com o tempo de 12 minutos e 59 segundos. Arnaldo Aparecido, da cidade de Carmópolis de Minas, foi o segundo com o tempo de 13 minutos e 37. Agnaldo Barros de Oliveira chegou em terceiro com 13 minutos e 52 segundos. Odilon Pereira de Nova Serrana foi o quarto colocado com 14 minutos e 03 segundos. Valquir Antònio Sales, de São João del-Rei, completou o pódio com o tempo de 14 minutos e 06 segundos.
Nos 4km feminino, dobradinha de Divinópolis com Chiara Luana Reis, com o tempo 18 minutos e 27 segundos, e Inês Cristina Valinhas, com o tempo de 19 minutos e 20 segundos. Amanda Aparecida, de Abaeté, chegou em terceiro lugar com 20 minutos e 24 segundos. Isabela Rodrigues, de Divinópolis, foi a quarta colocada, com 21 minutos e 04 segundos, e a atleta Luciene da Costa, com 21 minutos e 09 segundos garantiu um lugar no pódio.
O coordenador da prova, Romulo Augusto Duarte, falou da competição. “[Estou] satisfeito, encerra mais uma etapa final com chave de ouro, dentro do contexto onde os realizadores e idealizadores estão contentes, principalmente os atletas”. Ele comentou também o novo percurso. “Esse ano inovamos e valorizamos os pontos culturais. Este ano o Santuário foi elogiado por ter um grau de dificuldade baixo, ser rápido, e valoriza a área urbana. Quem são atletas de grandes centros faz parte da rotina, as competições são em feriados e domingos e isso ajuda na manutenção da integridade física dos atletas”, garantiu.
Para o ano de 2015 aumenta o número de etapas e há a possibilidade da inserção de crianças. “Ano que vem vamos ter 18 etapas, amplia esse número e reforça o projeto. Está na mesa a proposta de uma ação para as acrianças e não será em todas as etapas, mas trabalhamos para ser em Divinópolis, no dia 15 de novembro de 2015”, garantiu.

 

 

 

Créditos: Luciano Eurides

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.