quinta-feira, 19 de Setembro de 2013 05:34h Luciano Eurides

Guarani completa 83 anos de dedicação à Divinópolis

O Guarani Esporte Clube foi fundado no dia 20 de setembro de 1930 em Divinópolis e é um dos maiores representantes do município em Minas Gerais. O time é um dos mais tradicionais do interior do Estado e sempre revelou bons jogadores para o futebol estadua

O Guarani Esporte Clube foi fundado no dia 20 de setembro de 1930 em Divinópolis e é um dos maiores representantes do município em Minas Gerais. O time é um dos mais tradicionais do interior do Estado e sempre revelou bons jogadores para o futebol estadual e nacional.

 


Nas primeiras décadas de existência, o clube disputava apenas campeonatos amadores e regionais pelo interior. A equipe acumula até hoje, 26 títulos de campeonato de juniores na região Centro Oeste de Minas. Em 1961, 31 após a fundação, a equipe fez sua melhor campanha em estaduais, terminando a competição na segunda colocação.

 


Neste campeonato, o time de Divinópolis perdeu o título, que seria o mais importante de sua história, nas últimas rodadas. O certame era disputado em pontos corridos e na antepenúltima jornada a equipe foi derrotada por 2 a 1 para o Atlético-MG, com uma atuação polêmica do árbitro da partida, que validou os dois gols do Galo convertidos de maneira duvidosa.

 


Três anos após o título de vice, o Guarani venceu o Atlético-MG na final e conquistou pela primeira e única vez o Torneio Início de Minas Gerais, em 1964. A competição antecede o Campeonato Mineiro e é disputado pelas equipes da elite do futebol estadual.

 


No Estadual de Minas Gerais de 1979, a agremiação mais uma vez deixou seu nome na história do futebol mineiro e fez do atacante Fernando Roberto o artilheiro da competição. Com 15 gols naquele torneio, ele até hoje é lembrado pelo feito. Dois anos depois, em 1981, o Guarani fez sua melhor campanha em campeonatosnacionais. O time terminou a Taça Bronze, equivalente a Série C do Campeonato Brasileiro, na quarta colocação. Como o regulamento na época era diferente e passou por muitas mudanças, o Tamanduá não obteve o acesso à Série B.
História do Guarani Esporte Clube

 


Entre os inícios das décadas de 80 e 90, o time amargou dez anos na segunda divisão. O clube deu a volta por cima em 1994, quando se sagrou campeão Série C do Campeonato Mineiro, ascendendo ao segundo escalão do futebol estadual. A equipe venceu o hexagonal final da competição e ergueu o caneco.

 


O Guarani continuou se reerguendo e fazendo boas campanhas, até que em 2000 foi vice-campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro e retornou à elite do futebol no Estado, após muitos anos nas divisões inferiores.

 


Em 2001, no seu retorno à Série A do futebol Mineiro, o alvirrubro não foi bem e conquistou apenas quatro pontos em 11 jogos, encerrando o certame na última colocação. Com a péssima campanha, o Tamanduá caiu de divisão mais uma vez.

 


No ano seguinte, o Bugre voltou a jogar bem e conquistou a segunda divisão Mineira. A equipe fez excelente campanha na primeira fase e assegurou o título no hexagonal final.
Entre 2003 e 2009, o Guarani disputou a primeira divisão, voltando ao Modulo II depois de uma péssima campanha em 2009, que deixou o clube na última colocação. Com o título da segunda em 2010, o Bugre ganhou o direito de estar entre os melhores do Estado. Desde então, o clube de Divinópolis permanece na elite do futebol mineiro.
Temporada 2014

 


Em 2013, de forma inédita, os jogos do Guarani não foram realizados na cidade de Divinópolis, devido a problemas de estrutura no Farião. O clube realizou seus jogos na cidade vizinha de Nova Serrana. A volta para Divinópolis se tornou o maior desafio para nova diretoria, que assumiu em junho. Para isso o estádio já passa por reformas que buscam atender as normas exigentes para liberação. Em campo o Bugre também vem com novas ideias, como a apresentação antecipada do elenco que irá disputar a temporada em 2014, comumente só divulgada em dezembro. Essa iniciativa busca uma melhor preparação física e técnica para a competição.

 

FESTA DE ANIVERSÁRIO

 


Esse não é o primeiro aniversário do Guarani, mas com certeza, será o primeiro de um recomeço de vitórias para esse time que faz parte da história do Centro Oeste de Minas Gerais. Assim como avançamos na idade, buscamos avançar também com investimentos, melhorias e constante progresso.
Neste ano, preparamos uma programação especial para comemorar os 83 anos do Bugre. Dois momentos marcarão essa data histórica. Faremos a apresentação da camisa comemorativa exclusiva, com edição limitada de oitenta e três unidades. Na mesma ocasião, haverá o lançamento do concurso ‘Musa do Guarani’, realizado pela primeira vez na história do time.
A grande festa de aniversário será na casa do Guarani, lugar onde foi escrita sua história, no estádio Waldemar Teixeira de Faria, o Farião. Dois amistosos com veteranos e crianças prometem fazer a torcida vibrar com este encontro entre o passado e o futuro.
Você foi escalado para fazer parte deste time. Venha jogar conosco e escreva seu nome na história do Guarani Esporte Clube.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.