sexta-feira, 20 de Setembro de 2013 13:58h

HIPISMO: Brasil é campeão americano de salto na categoria Pré-Junior, na Argentina

Jovens talentos do Hipismo nacional seguem na disputa pelo título individual e por equipes no Campeonato Americano e Sul-Americano da Juventude até domingo, 22/09

No começo da noite dessa quinta-feira, 19/09, o Brasil conquistou a medalha de ouro e o título de campeão americano de salto, na categoria Pré-Junior, no Campeonato Americano e Sul-Americano da Juventude, que acontece em Rosário, na Argentina. A equipe formada por Yasmin Marinho Santos / Piaff de Quintin (0/0), Gabriel Braido Locoselli / Loop Du Roop (8/0), Yuri Borges / Qh Clinten Toltien Z (0/0) e Victoria David Ludwig / Welunia Th Maria (4/12) garantiu o Brasil no lugar mais alto do pódio com apenas quatro pontos perdidos. A medalha de prata ficou com o time do Chile, que somou 22 pontos perdidos, e o bronze ficou com a Argentina, com 29 pontos perdidos no total.

"Estamos muito felizes com esse resultado. Toda a equipe está de parabéns, eles foram maravilhosos na pista e fizeram uma primeira passagem brilhante. Viemos em busca do pódio e superamos as expectativas. Dos 34 atletas somente seis conseguiram um duplo zero e três deles são brasileiros", comemorou Constantino Scampini, diretor das categorias de base da Confederação Brasileira de Hipismo.

Os atletas da delegação brasileira estão chamando a atenção pela união, educação e dedicação aos treinamentos, sendo inclusive destaque na mídia local. "Não é surpresa nenhuma para nós, da comissão técnica da CBH, o desempenho e comportamento dos meninos. As equipes estão muito bem estruturadas. Estamos orgulhosos deles e confiantes para as próximas finais", completou Constantino.

Participaram da final por equipes cinco países (Brasil, Chile, Argentina, Equador e Venezuela) divididos em oito times. A segunda equipe do Time Brasil ficou com o sexto lugar, somando 51 pontos perdidos. Ricardo Bastos Carvalho / LF Orion, João Pedro Scafuro /Litle Joe, Gilberto Keiji Haraguchi Junior / Atlanta VII e Patsy Mourao Zurita / Longane de Laubry integraram a equipe.

A medalha dos jovens entre 14 e 16 anos é mais um excelente resultado do investimento da Confederação Brasileira de Hipismo, em conjunto com o Ministério do Esporte, nas categorias de base para o fortalecimento do Hipismo nacional e desenvolvimento da geração futuro. Além do título em Rosário, o Brasil já conquistou na temporada 2013 duas medalhas de ouro nas categorias Children e Junior na Copa das Nações de Wellington, nos EUA.

O Campeonato Americano e Sul-Americano da Juventude começou ontem (18/09) e vai até domingo (22/09) no Jockey Club de Rosário, na Argentina. Estão em jogo os títulos Americanos das categorias Mirim, Pré-Junior, Junior e Sul-Americano de Young Riders individuais e por equipes. Paralelamente também acontece também um Internacional da categoria Pré-Mirim.

A delegação brasileira conta com 45 conjuntos, totalizando cerca de 150 pessoas entre atletas, treinadores, tratadores, veterinários e pais. Além do Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Peru e Argentina também disputam a competição com a chancela da Federação Equestre Internacional.

O Campeonato Americano de Rosário será classificatório, na categoria Junior, para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, na China. Cinco conjuntos, sendo um por país, que atingirem o índice necessário para a classificação poderão participar da competição.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.