segunda-feira, 30 de Julho de 2012 09:22h Gazeta do Oeste

Honduras surpreende e elimina Espanha no futebol

 Os Jogos de Londres viram neste domingo a sua segunda grande surpresa. A Espanha, atual campeã mundial e bicampeã europeia de futebol, foi eliminada antecipadamente na primeira fase do torneio olímpico de futebol, ao perder por 1 a 0 para Honduras, neste domingo, no estádio Saint Jame's Park, em Newcastle, pelo Grupo D. Decepção comparável ao quarto lugar obtido no sábado por Michael Phelps nos 400 metros medley, prova da qual o americano era bicampeão olímpico.

 

Essa foi a segunda derrota da Espanha em dois jogos - na estreia, na última quinta-feira, caiu por 1 a 0 diante do Japão. O resultado deixa a equipe do técnico Luis Milla sem possibilidades de alcançar Honduras, com quatro pontos, e os japoneses, já classificados, com seis. Os hondurenhos precisarão de um empate com os próprios japoneses na próxima quarta-feira, em Coventry, para avançar no torneio. Vale lembrar que o segundo colocado dessa chave tem grande chance de enfrentar o Brasil nas quartas de final. Enquanto isso, Espanha e Marrocos apenas cumprirão tabela.

 

O gol que definiu a classificação hondurenha saiu logo aos oito minutos de jogo. Espinoza cruzou para Bengtson, que cabeceou sem chance de defesa para De Gea. O que se viu a partir daí foi um bombardeio espanhol, com direito a três bolas na trave e um repertório de defesas do goleiro Mendoza. Apoiada pela torcida, Honduras também carimbou o poste espanhol e segurou como pôde a vitória histórica.

 

Descontrolados, os espanhóis reclamaram ao final do jogo acintosamente com o árbitro, que não marcou corretamente um pênalti sobre o atacante Rodrigo nos acréscimos. O venezuelano Juan Soto foi peitado e empurrado pelos jogadores e só mostrou cartão amarelo ao veterano Mata.

 

GRUPO B - No estádio de Wembley, em Londres, a Grã-Bretanha fez a festa da torcida local ao vencer neste domingo os Emirados Árabes Unidos por 3 a 1, com gols do veterano Giggs, de Sinclair e Sturridge - Eisa descontou.

 

O resultado levou os britânicos aos mesmos quatro pontos de Senegal, mas com um gol marcado a mais. Na próxima quarta-feira, os anfitriões jogam por um empate com o Uruguai, em Cardiff, para avançarem. No mesmo dia, em Coventry, o Senegal enfrenta os eliminados Emirados Árabes Unidos.

 

 

 

 

 

 

O TEMPO

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.