quarta-feira, 3 de Abril de 2013 09:46h Atualizado em 3 de Abril de 2013 às 09:54h. Divulgação

‘ITU Pan American Cup 2013’ em João Pessoa vai reunir a elite mundial do triathlon

Os eventos reunirão provas de ciclismo, natação e pedestrianismo na praia de Cabo Branco.

A cidade de João Pessoa está se preparando para receber a partir do próximo sábado (07) e domingo (08) mais de 300 triatletas do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Equador, EUA, Canadá, México e países da União Européia. Os triatletas vem participar do ‘ITU Pan American Cup 2013’; a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Standard, além do Campeonato Sulamericano de Triathlon Júnior. Os eventos reunirão provas de ciclismo, natação e pedestrianismo na praia de Cabo Branco.

 

A realização das competições recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Os dois órgãos irão investir mais de R$ 100 mil. “Não podíamos deixar da promover o evento aqui em João Pessoa sob a pena de comprometer outras competições”, afirmou a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

 

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, disse que a decisão do Governo de apoiar a realização das competições também faz parte de uma estratégia de tornar João Pessoa na capital dos esportes. “Pretendemos tornar a capital paraibana em uma referência esportiva, criar um roteiro esporte com o incentivo a esportes que não são tão conhecidos pela população, mas que desperta um forte interesse da mídia nacional e internacional”, enfatizou o secretário.

 

A importância das competições em João Pessoa reforça a intenção do secretário. A convite da PBTur estão vindo para a capital paraibana equipes de jornalistas especializados em Triathlon de diversos veículos de comunicação. Chegam nesta sexta-feira (5) repórteres e fotógrafos da Mundo Tri (revista e portal), Jornal Lance! (maior jornal esportivo do país), um repórter de Vitória (ES), além da possibilidade da cobertura de canais de TV fechada como a ESPN Brasil e SporTV. “Haverá uma grande cobertura nacional, o que colocará João Pessoa em evidência para receber competições tanto em nível nacional como internacional”, afirmou Ruth Avelino.

 

Federação - Para o presidente da Federação de Triathlon da Paraíba (Fetrip), Marcio Córdula, a capital paraibana vem consolidando-se nos últimos anos como apta para sediar eventos nacionais e internacionais nesta modalidade esportiva. E o secretário vai mais além. Tibério Limeira revelou que o Governo já está em processo de negociação com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para sediar no ano que vem as Olimpíadas Escolares. “Está tudo muito bem encaminhado”, afirmou.

 

Tibério Limeira afirmou que também está em processo de negociação a captação de vários eventos esportivos, por meio de contatos que estão sendo mantidos com presidentes e dirigentes de Confederações e Federações de várias modalidades esportivas. Nessa etapa a secretaria conta com o apoio de instituições como o Convention Bureau de João Pessoa, que tem atuado de maneira efetiva na conquista de eventos em várias áreas produtivas. “É um trabalho que tem sido realizado em parceria com todo o trade paraibano”, destacou Ruth Avelino.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.