quarta-feira, 31 de Agosto de 2011 10:16h Luciano Eurides

JED 2011 - Cerimônia de Abertura

Começa edição 2011 dos jogos escolares

O esporte está inserido na base educacional. Se pensamos em alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo, com o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: Saber, Fazer, Ser e Conviver, para a formação de competências à cidadania plena, na busca da inclusão e transformação social, devemos utilizar desta ferramenta (esporte). Com esse espírito, a juventude estudantil divinopolitana, sem distinção entre a rede municipal, estadual e particular participou da abertura dos Jogos Escolares de Divinópolis realizada no Ginásio do Estrela do Oeste Clube.


Esse ano, de forma inovadora e com muitos aplausos dos estudantes, pais e educadores, houve a primeira apresentação artística. O Grupo Atraentes levantou as arquibancadas totalmente tomadas. Ponto alto da confraternização a apresentação do premiado street dance da Rose Ballet. Grupo premiado em São Paulo, Joiville-SC e com apresentação internacional já acertada em evento sul-americano dessa mistura de esporte e ritmo.


As 41 escolas participantes dos Jogos Escolares de Divinópolis fizeram o desfile oficial. Iniciaram ao som do Hino Nacional, ao juramento do atleta feito pela aluna da Escola SESI, Thatiana Isabelle de Oliveira que conquistou o segundo lugar nos cem metros peito nos Jogos Escolares de Minas Gerais, realizado em Juiz de Fora.


Os Jogos Escolares servem como seletiva para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) embora muitas escolas ainda não tenham apoio suficiente para adentrar nessa nova fase. De acordo com coordenador dos Jogos Escolares de Divinópolis Rinaldo Gontijo, conhecido como Xisto, a competição é de extrema importância para a juventude da cidade. “Os jogos escolares são estímulo para os milhares de estudantes do nosso município, pois promovem a integração, induz à superação e, ao mesmo tempo, norteia os atletas na vida esportiva”, defendeu.


O secretário de esportes Rômulo Duarte fez a abertura oficial dos jogos representando o prefeito Vladimir Azevedo. O secretário foi enfático ao afirmar que o governo tem acreditado na proposta de desenvolvimento do esporte na escola e isso se reflete na valorização dada aos professores, alunos-atletas e demais envolvidos no evento. “A cada ano estamos aprimorando a forma de disputa, a organização e a premiação do evento, contribuindo para o sucesso desta importante competição”, declarou o secretário.


Os jogos do JED serão realizados durante 17 dias envolvendo 41 escolas e 161 equipes. Serão 281 jogos e mais de 2 mil alunos envolvidos. Os jogos serão realizados no Poliesportivo do bairro Niterói, no CAIC do bairro Serra Verde, na Escola Estadual Miguel Couto do Bairro Ipiranga e Escola Estadual Manoel Corrêa Filho, bairro Planalto.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.