quarta-feira, 6 de Novembro de 2013 05:02h

JOGOS E BRINCADEIRAS 2013

A famosa frase de Schiller, nos fala que o ser humano é totalmente humano quando brinca, ou será totalmente humano, quando for livre para brincar. Por meio deste pensamento que a Escola Padre João Parreiras Villaça realizou no mês de Outubro, considerado

A famosa frase de Schiller, nos fala que o ser humano é totalmente humano quando brinca, ou será totalmente humano, quando for livre para brincar. Por meio deste pensamento que a Escola Padre João Parreiras Villaça realizou no mês de Outubro, considerado também como o mês das crianças, a “Copa de Queimada” e o tradicional projeto “Reconstrução de Jogos e Brincadeiras”.

 


Ambos os projetos foram realizados com os alunos do turno da tarde, que se encontram na fase da pré-adolescência, quando é importante trabalhar e desenvolver o aspecto lúdico.
A queimada é um jogo que atravessa muitas gerações e desperta a motivação e o interesse de muitos participantes. E o brinquedo trabalhado e construído pelos alunos este ano, sempre com materiais recicláveis, foi o Bilboquê, um brinquedo milenar.

 


A frente destes entretenimentos, o professor Carlos Jivago, nos coloca que a ludicidade e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações de objetivos distintos, mas o jogo e a brincadeira são por si só, uma situação de aprendizagem. Onde os alunos aprendem brincando longe de outros vícios e malefícios que estão ao nosso redor.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.