quarta-feira, 8 de Agosto de 2012 16:30h Daniel

Juliana e Larissa viram sobre chinesas e conquistam o bronze em Londres

Após uma frustrante derrota na semifinal, a dupla brasileira Juliana e Larissa se recuperou a tempo de conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres. Em partida equilibrada contra as chinesas Xue e Zhang Xi, elas tiveram força para virar um marcador quase perdido no segundo set para selar a conquista no tiebreak, por 2 sets a 1: 11/21, 21/19 e 15/12.

Apesar da vantagem de 22 x 9 para as brasileiras no confronto direto, o retrospecto neste ano era bem parelho, com duas vitórias para cada lado. E isso foi evidente no princípio da partida, com as chinesas até um pouco melhor no primeiro momento. Elas conseguiram abrir três pontos quatro pontos após falha de recepção de Larissa (9/5).

As brasileiras pareciam trazer o nervosismo da derrota de ontem, na semifinal, e conversavam bastante em quadra tentando se acertar. Mas Xue e Zhang Xi mostravam bem mais tranquilidade e dispararam após deixada de segunda na rede de Larissa: 17/9. Com facilidade, elas fecharam em 21/11.

No segundo set, a dupla verde-amarela voltou com uma postura mais positiva, com uma jogadora tentando incentivar a outra. Mais concentradas, passaram a errar menos o tomaram a vantagem de 12/10 na metade da parcial. As chinesas, porém, reagiram rapidamente chegaram a abrir 19/17, mas a brasileiras não desistiram. Com 19/19 no marcador, Larissa acertou grande saque para virar novamente o jogo. No set point, Juliana defendeu o ataque chinês e conseguiu fechar para vibrar muito.

No tiebreak, as brasileiras começaram com ace de Larissa e não olharam para trás. Quem passou a errar foram as chinesas e, empurradas pela torcida brasileira, a dupla verde-amarela abriu vantagem cedo, mas sofreu para fechar em 15/12.

O resultado coroa a carreira de oito anos juntas de Larissa e Juliana de coroarem uma carreira vitoriosa com a medalha olímpica. Há quatro anos, em Pequim, as atuais campeãs mundiais não puderam competir juntas por causa de uma contusão no joelho de Juliana. Larissa jogou ao lado de Ana Paula Conelly, mas foi eliminada nas quartas de final.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.