segunda-feira, 24 de Setembro de 2012 09:04h Gazeta do Oeste

Mascote da Copa sai da toca em Brasília e começa contagem regressiva para o mundial

O tatu-bola ainda aguarda a escolha de um nome, mas já resolveu sair da toca e começar a contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014 em Brasília, uma das cidades-sede do mundial. A mascote, um boneco inflável de sete metros de altura, apareceu no começo da manhã desta segunda-feira (24/9), no gramado da Esplanada dos Ministérios, ao lado do Complexo Cultural da República, onde deve ficar por 21 dias. O boneco também será exposto em outras regiões do Distrito Federal.

No início do setembro, a Fifa confirmou o desenho estilizado de um tatu-bola como a mascote oficial. O nome dele já pode ser escolhido por meio de votação no site oficial da Fifa, até meados de novembro. As três opções, definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos, são Amijubi Fuleco e Zuzeco. A campanha para que o animal fosse escolhido como mascote da Copa do Mundo foi lançada em fevereiro pela ONG cearense Associação Caatinga, que destacou sua habilidade única de curvar-se sobre si mesmo quando ameaçado, ficando no formato de uma bola.

O desenho final foi escolhido pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local (COL) após uma análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. O desenho do tatu-bola foi identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12 anos. A mascote do mundial tem até música oficial, uma exclusividade da campanha no Brasil. A composição intitulada “Tatu bom de bola” é do sambista Arlindo Cruz.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.