quinta-feira, 10 de Setembro de 2015 13:46h

Minas vence 7 das 8 partidas coletivas do primeiro dia dos Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza

Alunos-atletas mineiros também faturaram onze medalhas nas modalidades individuais

Os mineiros estão se destacando na edição 2015 do Jogos Escolares da Juventude, maior competição estudantil do Brasil, que tem as disputas de jovens de 12 a 14 anos realizada em Fortaleza. A competição que se iniciou no último dia 3 será encerrada no dia 12 de setembro.
Minas Gerais enviou 76 alunos-atletas para as modalidades individuais e 83 para as modalidades coletivas. Os participantes se classificaram durante as etapas dos Jogos Escolares de Minas Gerais, realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte e a Secretaria de Estado de Educação.
Os mineiros estrearam bem no primeiro dia de competições nas modalidades coletivas em Fortaleza, na terça-feira, dia 8 de setembro. Das 8 partidas disputadas,  vencemos 7.  No basquete feminino, destaque para a aluna-atleta Kamilla Soares do Centro Educacional Mendes e Santos de Montes Claros, que marcou 32 pontos na partida, levando  Minas Gerais à vitória folgada por 47 a 18 contra  a equipe do Amazonas.  No masculino, o Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte não estreou bem. Placar final: 58 a 27 para o Rio de Janeiro.
No futsal masculino, o Colégio Batista Mineiro de Belo Horizonte venceu a equipe de Tocantins por 5 x 3. Uma vitória importante logo na estreia que nos coloca em uma posição favorável, considerando nossa chave, ressaltou o técnico do Batista professor Antônio Augusto. No feminino, a E.E. Paraisense de São Sebastião do Paraíso venceu a equipe de Pernambuco por 5 x 1.
No handebol só alegria. Vitória da E.E. Cesário Coimbra de Muzambinho por 14 x 13 contra as meninas de São Paulo. No masculino, a moçada do Colégio Padrão de Montes Claros venceu o Mato Grosso do Sul por 32 a 20.
No voleibol, dobradinha mineira.  2 sets a 0 nas duas partidas. No feminino, vitória da E.E. Domingos de Figueiredo de Varginha contra Tocantins, parciais de 25×05 e 25×05. No masculino, vitória da E.E. Padre Henrique Peeters de Campo Florido contra Goiás, com parciais de 25×13 e 25×11.

Liderança mineira também nas modalidades individuais
Já nas competições das modalidades individuais nos Jogos Escolares da Juventude – Etapa 12 a 14 anos, Minas Gerais conquistou 11 medalhas, sendo 4 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze. No atletismo, os mineiros conquistaram 5 medalhas. Destaque para João Victor de Oliveira do Colégio Apogeu de Juiz de Fora que conquistou 2 medalhas: ouro nos 100 metros com barreira e bronze nos salto em distância. E juiz de Fora faturou mais uma medalha de prata nos 1.000 metros rasos com a aluna-atleta Noemi Alves do Colégio Apogeu. No pentatlo, prata para Rafaela Cristine de Souza da E.M. Vitalina Rossi de Poços de Caldas.  No arremesso de peso, medalha de bronze para a aluna-atleta Thaís Zanfrilli da E.E. Chico Resende de Lagoa da Prata.
Do atletismo para a ginástica rítmica. A aluna-atleta Vitória Guerra do Centro Educacional Mineiro de Belo Horizonte, comandada pela experiente professora Maria Inês Machado, conquistou uma medalha de prata no aparelho corda.
Na natação, mais 4 medalhas. Destaque para o aluno-atleta Eduardo Oliveira do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte que faturou 2 medalhas de ouro, nos 200 e 400 metros livre. No feminino, Luisa Amaral do Colégio Santo Agostinho de Nova Lima  conquistou o terceiro lugar  na prova de 400 metros livre. Nos 50 metros peito, medalha de bronze para o aluno-atleta Lucas dos Anjos do Centro Educacional Pirlimpimpim – São Paschoal de Uberlândia.
No xadrez, brilhante participação do aluno-atleta Vítor Fróis do Colégio Atena de Araxá. Medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza Etapa – 12 a 14 anos.

Sobre os Jogos Escolares da Juventude
Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos (disputadas entre dia 3 e 12 de setembro em Fortaleza/CE) e de 15 a 17 anos (disputadas entre 12 e 21 de novembro em Londrina/PR), de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.
Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

 

Créditos: Marcus Cicarini/FEEMG

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.