quarta-feira, 20 de Abril de 2016 11:06h Agência Minas

Mineiro participa de cerimônia da Chama Olímpica Rio 2016 nesta quinta-feira (21/4)

Giovane Gávio será o primeiro atleta brasileiro a participar do revezamento. Solenidade acontece em Olímpia, na Grécia

Em cerimônia que se inicia ao meio-dia (6h no horário de Brasília), nesta quinta-feira (21/4), em Olímpia, na Grécia, será acesa a Chama Olímpica para os Jogos Rio 2016. O primeiro brasileiro a correr com a Tocha durante a cerimônia será o mineiro bicampeão olímpico no vôlei, Giovane Gávio, revelado nos Jogos do Interior de Minas Gerais (atualmente Jogos de Minas Gerais), quando atuava pela equipe de Juiz de Fora.

Após cruzar a Grécia por seis dias e seguir para a Suíça, onde vai à sede da ONU, em Genebra, e ao Museu do COI, em Lausanne, o chama chega ao Brasil no dia 3 de maio para percorrer 329 cidades no Revezamento da Tocha Olímpica.

 

 

No dia 7 de maio, o Tour da Tocha inicia sua jornada em Minas Gerais, no município de Araguari, quatro dias após sair de Brasília (DF), primeira cidade do revezamento, e cruzar Goiás. Durante 10 dias, do Triângulo Mineiro à Zona da Mata, o comboio olímpico vai percorrer mais 2.700 quilômetros de rodovias em território mineiro até partir em direção ao litoral brasileiro. “É uma oportunidade não só no esporte e no turismo, mas também no âmbito dos negócios, que têm surgido naturalmente com a proximidade dos Jogos”, relatou o secretário de Estado de Esportes de Minas Gerais, Carlos Henrique.

Nas 35 localidades que vão receber o revezamento - Minas Gerais é o segundo estado com mais municípios incluídos no Tour, pelo menos 200 cidadãos mineiros vão conduzir a Tocha Olímpica em mãos pelas ruas. Além de atletas, os condutores são pessoas comuns da sociedade, escolhidas de acordo com os valores olímpicos (amizade, excelência e respeito) e paralímpicos (determinação, coragem, igualdade e inspiração).

 

 

 

Pelas localidades também vão passar comitês e delegações da Grã-Bretanha, Irlanda, Bélgica, Canadá, China, Sérvia e Brasil, que vão usar os 18 centros de treinamento credenciados, distribuídos em 12 cidades, para a preparação final antes das Olimpíadas, que terá Minas Gerais como coanfitrião. Em agosto, o estádio Mineirão vai receber 10 jogos dos torneios de futebol, sendo uma semifinal do feminino e a disputa do bronze do masculino.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.