quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2013 11:19h Ascom – Ministério do Esporte

Ministério do Esporte fecha acordo para atletismo do Rio treinar no Cefan

O Ministério do Esporte e o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan) negociaram uma solução para os atletas de arremessos e lançamentos do atletismo que treinavam no estádio de atletismo Célio de Barros, no complexo do Maracanã, que passa por adaptações e precisou ser liberado para obras. Por esse motivo, os atletas ficaram sem alternativas de local para treinamentos e competições.

Uma conversa do secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério, Ricardo Leyser, com o Contra-Almirante Alexandre José Barreto de Mattos, comandante do Cefan, selou o acordo na tarde desta terça-feira (19.02), na capital fluminense. O início das atividades da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj) no Cefan ocorrerá no próximo sábado (23.02), com a realização do Troféu Oswaldo Gonçalves. A federação poderá utilizar as instalações para competições e treinamentos.

O secretário Ricardo Leyser explica que o acordo de hoje antecipa uma negociação que o Ministério do Esporte e o Ministério da Defesa vinham fazendo para transformar o Cefan num centro de excelência do atletismo. A pista do Centro foi reformada para os Jogos Mundiais Militares de 2011 e poderá receber estruturas de apoio temporárias, como arquibancadas, para acomodar as atividades que a Federação vai realizar no local.

O presidente da entidade, Carlos Alberto Lancetta, informou que entre 50 e 60 atletas de martelo, peso e dardo serão beneficiados com a medida. As modalidades de saltos e corridas contam com alternativas de outros locais na própria cidade do Rio para realocarem suas atividades, entre elas a pista do Engenhão, construído para o Pan de 2007, onde já estão treinando equipes da federação, e a Escola de Educação Física do Exército. “As instalações do Cefan são tão boas quanto as do Célio de Barros”, diz Lancetta.

A carioca Tamara Alexandrino, de 19 anos, medalha de bronze no heptatlo no Mundial Juvenil de Atletismo de 2012, é uma das atletas que vão treinar no Cefan.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.