quinta-feira, 24 de Outubro de 2013 08:57h

Ministro participa em Goiânia da abertura dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)

Três mil atletas dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal estarão em Goiânia, de 24 de outubro a 2 de novembro, para participar da 61ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros 2013 (JUBs). A cerimônia de abertura da maior competição acadêmica do

Três mil atletas dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal estarão em Goiânia, de 24 de outubro a 2 de novembro, para participar da 61ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros 2013 (JUBs). A cerimônia de abertura da maior competição acadêmica do Brasil acontecerá nesta quinta-feira (24.10), às 20h, com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, no Sesi Clube Antônio Ferreira.

Os JUBs têm por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as instituições de ensino superior, públicas e privadas, do território nacional e promover a ampla mobilização da juventude universitária em torno do esporte. Goiânia sedia os jogos pela segunda vez, a primeira foi em 1985.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDU), Luciano Cabral, “os JUBs são uma competição diferente, que incentiva não apenas o desporto como também a educação do país. Teremos em Goiás atletas de ponta e estudantes de várias áreas, pessoas que se esforçam para obter bons resultados não apenas no esporte, mas na vida”, afirmou.

Estrelas conhecidas do esporte estarão presentes aos Jogos, como o beneficiário do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, o judoca Charles Chibana, medalhista de ouro nos Pan-Americanos Open de Montevidéu e de Buenos Aires e no Grande Aberto de Moscou. Na natação, Flávia Borges, atual campeã sul-americana no revezamento 4x100m livre e Leonardo Guedes, campeão mundial em 2006, nos 50m costas, marcam presença na competição. No atletismo, a também bolsista Geisa Aparecida desponta como uma das favoritas ao pódio.

As competições começam na sexta-feira (25.10) com as modalidades individuais. Este ano, dez modalidades fazem parte da competição. Nas categorias femininas e masculinas, estão em disputa: atletismo, handebol, judô, natação, xadrez, basquete de quadra e 3 x 3, futsal, vôlei de quadra e de praia.

Além das competições, os visitantes terão a oportunidade de participar do JUBs Acadêmico, uma ação de caráter científico direcionada a temas que têm relação com as áreas de conhecimento, como fisiologia, fisioterapia, cinesiologia, gestão e administração esportiva, biomecânica, psicologia esportiva e treinamento desportivo, entre outros temas relacionados às ações do desporto universitário.

Os 61º Jogos Universitários Brasileiros são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com apoio do Ministério do Esporte, da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), do governo de Goiás e da prefeitura de Goiânia.

A programação completa dos jogos pode ser vista no site www.cbdu.org.br ou na página do Facebook CBDU Brasil.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.