terça-feira, 4 de Outubro de 2016 14:15h Pedro Gianelli

Mudanças no regulamento da Copa Libertadores: tire suas dúvidas.

A partir de 2017, a Copa Libertadores da América so­frerá modificações drásticas. A competição só se encerará em dezembro e os times brasi­leiros terão mais vagas, sete no total. Abaixo, tudo o que você precisa saber para entender como funciona o novo formato do torneio.

QUANTOS CLUBES AO TODO DISPUTARÃO A TAÇA LIBER­TADORES E A COPA SUL-AME­RICANA?

A Libertadores será dispu­tada por 44 clubes, enquanto a Sul-Americana terá 54 equipes.

DOS BRASILEIROS CLASSI­FICADOS PARA A LIBERTA­DORES, QUANTOS ENTRAM DIRETO NA FASE DE GRUPOS?

Garantem vaga direto na fase de grupos o campeão da Copa do Brasil, além do primeiro, segundo e tercei­ro colocados no Brasileiro. Os demais - quarto, quinto e sexto - disputam a chamada pré-Libertadores. Lembrando que o número de clubes (32) e o formato de disputa da fase de grupos da Libertadores perma­necem os mesmos.

COMO SERÁ A DISPUTA DA PRÉ-LIBERTADORES?

Antes da fase de grupos, a Libertadores terá duas fases preliminares. Na primeira, 16 clubes serão divididos em oito duelos com partidas de ida e volta. Os oito classifica­dos disputam um novo mata-mata, que definirá os quatro times que vão disputar a fase de grupos. Estas equipes se juntarão aos 26 classificados de forma direta, além do atual campeão da Libertadores (o Atlético Nacional-COL) e o campeão da Sul-Americana, totalizando 32 times em oito grupos de quatro.

COMO SERÁ O CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO PARA A SUL-AMERICANA?

O Brasil terá seis vagas fixas na Copa Sul-Americana, mas a CBF ainda não divulgou os critérios de classificação. O certo é que 10 dos 16 clubes eliminados na fase de gru­pos da Libertadores - os oito terceiros colocados e os dois melhores quartos - ganharão um lugar na fase de grupos da Sul-Americana. A competição será disputada de março a dezembro.

QUAIS TIMES MAIS SE BE­NEFICIAM COM A MUDAN­ÇA? QUEM ESTAVA FORA DA BRIGA E AGORA PASSOU A SONHAR?

Fluminense (46 pontos) e Atlético-PR (42), atuais quinto e sexto colocados, são a prin­cípio os maiores beneficiados com as mudanças. No entanto, com a possibilidade de o G-6 virar até G-8, caso os campeões da Sul-Americana e da Copa do Brasil terminem entre os seis primeiros do Brasileiro, outras equipes ainda podem sonhar com uma vaga na Libertado­res. É o caso de Corinthians (41), Botafogo (41), Grêmio (40), Ponte Preta (39), Chape­coense (38), Vitória (35) e São Paulo (35). Ou seja, do quinto ao 13º colocado, a disputa se­gue aberta.

COMPETIÇÕES REGIONAIS COMO A COPA DO NORDESTE OU A PRIMEIRA LIGA PODE DAR VAGA PARA A TAÇA LI­BERTADORES?

Não. Apenas competições nacionais garantem vaga na Taça Libertadores.

QUAL SERÁ O PERÍODO DE DISPUTA DA PRÓXIMA LIBER­TADORES?

A edição 2017 vai de fe­vereiro a novembro, com 42 semanas de duração (a edição deste ano teve 27

semanas).

A FINAL SERÁ EM JOGO

ÚNICO?

Esta mudança ainda está sen­do estudada pela Conmebol.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.