terça-feira, 7 de Agosto de 2012 11:27h Gazeta do Oeste

Na cola dos melhores do mundo, brasileiros avançam nos 200m

 Depois de conquistar o seu segundo ouro nos 100m rasos, no último domingo, o jamaicano Usain Bolt voltou às pistas na manhã desta terça-feira, para a disputa dos 200m, em que também busca o bicampeonato, após o ouro em Pequim-2008.

Competindo logo na primeira bateria, o homem mais rápido do mundo completou o trajeto em 20.39s, conquistando a classificação para as semifinais, seguido pelo brasileiro Aldemir da Silva Júnior, também qualificado, com a marca de 20.53m. O terceiro colocado da bateria foi o norte-americano Isiah Young.

Atrás apenas de outro jamaicano, Yohan Blake, o brasileiro Bruno de Barros também conseguiu se classificar para as semifinais. Bruno completou os 200m em 20.52s, disputando a segunda colocação de forma acirrada com o norueguês Jaysuma Saidy Ndure, terceiro colocado, ambos 14 segundo mais lentos do que o líder Blake, na quarta bateria.

Apenas um brasileiro que competiu na manhã desta terça-feira nos 200m rasos não conseguiu se classificar: Sandro Viana, que terminou em último a sexta bateria, superando a marca dos 21 segundos na prova. O atleta mais rápido da classificatória, Alex Quinonez, correu nesta bateria e fechou os 200m com o tempo de 20.28s. Wallace Spearmon, dos Estados Unidos, e Shinji Takahira, do Japão, também avançaram.

A segunda bateria foi liderada pelo francês Christophe Lemaitre, que conseguiu uma marca quatro segundos abaixo da de Bolt. Além dele, o sul-africano Anaso Jobodwana e o canadense Aaron Brown também avançaram à semifinal. Na terceira série, as marcas foram mais altas do que nas duas primeiras. O líder foi o norte-americano Maurice Mitchell, com 20.54s, seguido pelo britânico Christian Malcom, 20.59s, e por Michael Mathieu, de Bahamas, com o tempo de 20.62s.

O mais rápido na quinta bateria foi outro jamaicano: Warren Weir, que completou os 200m em 20.29s. Trinta segundos mais lento, Antoine Adams, de São Cristóvão e Nevis, também avançou, seguido pelo polonês Kamil Krynski. Na última bateria, Churandy Martina foi o mais veloz, com a marca de 20.58s, seguido pelos também classificados Kei Takase, do Japão, e Jared Connaughton, do Canadá.

Na classificação geral, Usain Bolt terminou a série classificatória na quinta colocação, atrás do líder Alex Quinonez, dos compatriotas Weir Warren, segundo colocado, e Yohan Blake, quarto, e do francês Christophe Lemaitre, que ocupa a terceira colocação. Entre os brasileiros, Bruno de Barros foi o melhor colocado, em oitavo, e Aldemir da Silva terminou na décima colocação.

Além dos três atletas mais rápidos de casa bateria, também se classificaram para as semifinais da prova dos 200m rasos, que acontece nesta quarta-feira, às 16h10 (de Brasília), o polonês Kamil Krynski, o japonês Kei Takase e o canadense Jared Connaughton.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.