sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2013 10:56h Luciano Eurides

Natação começa a planejar calendário de competições a partir de hoje

Daniel Dias e demais treinadores da natação divinopolitana se reúnem em Belo Horizonte para planejarem a natação estadual do ano de 2013

A natação divinopolitana aguarda com muita ansiedade a divulgação do calendário estadual da natação, ele é essencial para a marcação das competições da cidade e para os planejamentos de ações ao longo do ano. A regional Divinópolis estará presente na assembleia geral da entidade máxima do estado de Minas Gerais.
O coordenador de arbitragem e do centro de processamento de dados da administração regional centro oeste de natação, Daniel Dias, falou sobre ser a expectativa grande para os dois dias de encontro em Belo Horizonte. “A assembleia anual define calendário, novas taxas, diretrizes técnicas para a temporada de 2013 e também encontro com os treinadores para definição técnica, como provas para cada categoria”, falou e considerou ser necessário aguardar essa decisão para se planejar Divinópolis e Região. “Qualquer mudança de cima para baixo interferem, pois formamos a base para alimentar os eventos estaduais. A partir da definição de um calendário estadual, os clubes do regional se reúnem para definição do nosso calendário. Muitas de nossas entidades nem são federadas”, garantiu.
A possibilidade de um atleta ou até mesmo uma equipe de atletas participarem da etapa regional, mesmo não sendo federados estimula a aparição de novos talentos. “Para a pratica competitiva da natação não é necessário se federar e isso garante a participação e igualdade de todas, a parte da aceitação do não federado serve de estimulo para a pratica competitiva, é estimulado dentro do desenvolvimento de cada um, sem pressão e com possibilidade de ampliar os resultados e aumentar o nível técnico do atleta em etapas estaduais e nacionais se estimulando a progressão do atleta”, avaliou Daniel Dias.
A reunião para o calendário regional será dia 16, em local ainda a ser definido.

NACIONAL
A formatação dos calendários, regulamentos e critérios para o período 2013-2016, e ainda uma gestão integrada com os calendários de competições estudantis, universitárias, militares e paraolímpicas está em estudo. A realização de competições com provas olímpicas e paralímpicas em um mesmo evento. Segundo os profissionais participantes do CTNN, esta é uma tendência mundial e que o crescimento do esporte paralímpico abriu um novo mercado para os profissionais de educação física, em especial os que se dedicam à natação.
De agora em diante, atendendo solicitação da emissora que detém o direito de transmissão ao vivo das competições da entidade, os campeonatos nacionais da CBDA, de todas as categorias, terminarão aos sábados.
A principal competição internacional de 2013 será o Mundial dos Esportes Aquáticos, em Barcelona, de 19 de julho a 4 de agosto. As provas de natação irão do dia 28 de julho até o último dia de competição.

Principais competições do calendário nacional de natação em 2013:
Troféu Maria Lenk – 22 a 28 de abril Brasileiro Junior e Senior de Inverno – 15 a 18 de maio
Brasileiro Juvenil de Inverno – 5 a 8 de junho Brasileiro Infantil de Inverno – 26 a 29 de junho
Troféu Finkel – 12 a 17 de agosto
Brasileiro Interfederativo Junior – 11 a 14 de setembro
Troféu Chico Piscina/Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil – 25 a 29 de setembro
Brasileiro Infantil – 27 a 30 de novembro Troféu Julio de Lamare/Brasileiro Junior – 4 a 7 de dezembro
Torneio Open – 11 a 14 de dezembro

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.