quarta-feira, 8 de Agosto de 2012 16:35h Daniel

Para técnico chinês, ouro do ginasta Arthur Zanetti foi manipulado

Comemorado pelos brasileiros, o ouro de Arthur Zanetti, na prova de argolas da ginástica, na última segunda-feira, foi manipulado, de acordo com acusação de Huang Yubin, técnico do chinês Yibing Chen, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres.

"O competidor brasileiro usou recursos com pouca variação. O passo dado na aterrisagem, especialmente, foi uma falha clara. Mas os juízes consertaram suas falhas nos bastidores e nossos atletas saíram de protagonistas a coadjuvantes", disse à imprensa de seu país.

Último a se pendurar nas argolas da Arena de North Greenwich, Arthur Zanetti recebeu 15,9 de nota e ficou com o lugar mais alto do pódio, desbancando os 15,8 que o favorito Chen obteve pouco antes. Foi a segunda medalha de ouro do Brasil nos Jogos de Londres.

"Eu só posso dizer que essa medalha de ouro não foi conquistada com honra pelo Brasil. Dia 6 de agosto de 2012 foi uma noite obscura para a história da ginástica", disse o técnico chinês, para depois reforçar sua tese de que os resultados foram manipulados.

"Quando eu vi que a nota de Yibing Chen era apenas 15.8, eu tive um mau pressentimento, porque foi muito abaixo do que ele deveria ter recebido por sua rotina. Em seguida, as notas de todos foram diminuídas, só para dar a oportunidade de o brasileiro superá-las. Parecia que, se ele não caísse, o ouro seria dele. Eu não esperava por isso. Roubaram o ouro de Yibing Chen", acusou.

Enquanto Arthur Zanetti desembarca com festa no Brasil, na madrugada desta quinta-feira, Huang Yubin espera que o Comitê Olímpico Internacional e a Federação Internacional de Ginástica investigassem o caso. "Quando competidores erram, eles são penalizados, e os resultados são alterados. Agora, quando a ginástica tem um resultado tão injusto, não deveriam também abrirem uma investigação sobre os juízes e os resultados da competição?", questionou.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.