quarta-feira, 21 de Março de 2012 11:37h

Pesquisa procura identificar as maiores torcidas do Brasil

Minas Gerais é um estado continental, com quase 20 milhões de habitantes e com torcedores apaixonados não só pelos clubes locais, mas por de outros estados. Isso se deve principalmente às influências de São Paulo e Rio de Janeiro, dois dos seis estados que fazem divisa. Mas, ainda assim, Cruzeiro e Atlético, nessa ordem, são os clubes que despertam o maior interesse dos mineiros.

No Brasil, o Cruzeiro aparece como a sétima maior torcida, atrás de Flamengo (29,2 mi), Corinthians (25,1 mi), São Paulo (16,2 mi), Palmeiras (12,3 mi), Vasco (8,8 mi) e Grêmio (6,7 mi). À frente do Atlético ainda estariam as torcidas de Internacional (5,8 mi) e Santos (5,3).
Esse estudo da Pluri Consultoria faz parte de uma pesquisa que mede o potencial de consumo das torcidas brasileiras. Nos próximos dias, a empresa divulgará a estimativa de renda de cada uma delas e o potencial de consumo das 30 maiores torcidas do país. Vários dos números levam em conta dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo Fernando Pinto Ferreira, da Pluri, a pesquisa foi realizada em janeiro, com 10.545 pessoas de 144 cidades abrangendo todas as regiões do Brasil. Os participantes só puderam assinalar um clube de preferência.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.