sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2011 00:00h

Ponte Nova sedia encontro para criação de Conselhos da Juventude

Representantes dos municípios de Acaiaca, Abre Campo, Amparo da Serra, Araponga, Dom Silvério, Guaraciaba, Oratórios, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Rio Piracicaba, Santo Antônio do Grama, São Domingos do Prata, Sem Peixe, Teixeiras e Vermelho Novo participaram, nessa quinta-feira (24), do primeiro encontro regional de 2011 para a criação de Conselhos de Juventude.

Realizado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), em Ponte Nova, na Zona da Mata, o encontro teve por finalidade incentivar jovens de 15 e 29 anos, prefeitos, vereadores e gestores públicos municipais ao debate de políticas públicas de juventude, além de estimular a implantação do conselho da juventude em seus municípios.

Presidindo o encontro, o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, lembrou que, mesmo que em Minas Gerais tenhamos 123 cidades com conselhos de juventude, ainda é necessário incentivar a criação de novos conselhos, razão pela qual considerou de extrema importância a realização de encontros regionais de juventude.

“Dos municípios presentes aqui, apenas Ponte Nova possui o órgão. Os números ainda são tímidos, mas o trabalho que estamos desenvolvendo demonstra que estamos avançando”, avaliou o secretário.

No balanço apresentado pelo coordenador Especial da Juventude da Seej, Roberto Tross, entre os anos de 2009 e 2010, dez encontros regionais para criação de conselhos de juventude foram realizados.

“Nesse intervalo, 40 conselhos foram criados, o que nos confirma que essas ações regionalizadas têm surtido efeito. Estamos no caminho certo”, afirmou Tross, lembrando que mais de duas mil pessoas de 200 municípios já participaram das etapas regionais.

O próximo evento acontecerá em 17 de março, em Cataguases, também na Zona da Mata.

Posse

Durante o evento, o prefeito de Ponte Nova, João Antônio Vidal de Carvalho, assinou o decreto 8064/2011, nomeando e empossando os membros do conselho de juventude do município. Gilmar Aleixo, de 20 anos, um dos empossados, assegurou que vai contribuir “na elaboração das políticas públicas de juventude daqui, para tornar minha cidade melhor.

Mais do que cobrar, o jovem tem que participar”, enfatizou. A ação foi promovida em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal de Ponte Nova.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.