quinta-feira, 12 de Junho de 2014 07:01h Atualizado em 12 de Junho de 2014 às 07:05h. Mariana Gonçalves

Programa “Inova Esporte” garantirá ainda mais recursos financeiros para Divinópolis

No próximo dia 17 será realizado o lançamento oficial do programa “Inova Esporte” em Divinópolis.

Conforme o secretário municipal de Esportes, Bernardo Rodrigues, o programa trará uma nova regulamentação sobre os locais esportivos da cidade vinculados à Prefeitura.
Rodrigues destaca também que a prioridade da secretaria de Esportes tem sido fazer uma revisão da legislação é uma adequação de Divinópolis dentro do cenário estadual e federal de políticas esportivas, sendo assim, o programa Inova Esporte será de grande importância, especialmente nesse momento de mudanças vivido pelo município.
O programa trará diversos benefícios como, por exemplo, a possibilidade para captação de mais recursos vindos do governo. “Dentro desse programa teremos a nomeação de um conselho e a regulamentação do Fundo Municipal de Esporte, isso vai permitir que o município aumente até mesmo sua própria receita. Com esse trabalho que estamos desenvolvendo vamos ter uma pontuação considerável dentro das avaliações de políticas do governo do Estado, dessa forma esse recurso que vai passar a vir para Divinópolis já vai cair direto no fundo para ser investido em esportes e visando ainda outros investimentos futuros”, explica o secretário de Esportes.

 

 

 

VALORIZAÇÃO
A cidade tem em seu calendário esportivo quatro eventos de grande relevância e que, segundo Rodrigues, por meio do programa Inova Esporte serão ainda mais valorizados e aproveitados pela população. “A Prefeitura tem projetos como a Copa Rural, Corrida de Pentecostes, Jogos Estudantis e a Copa Divinópolis, que receberão todo um incremento”, afirma.

 

 

 

PRÁTICAS DE ESPORTE AO AR LIVRE
As praças da cidade têm ganhado um novo conceito. Além de serem locais onde a população tem seus momentos de laser, agora estão com visual de academias, isso mesmo, a prática esportiva é também possível fora das tradicionais academias.
As academias ao ar livre são equipamentos de ginástica instalados em espaços públicos com condições adequadas de acessibilidade, visando fomentar a prática regular de atividade física pela população. São voltados para utilização de pessoas com idade acima de doze anos, preferencialmente pertencentes à faixa etária de idosos (acima de 60 anos). Estes espaços contribuem para a minimização do risco de doenças como hipertensão e para a redução no número de internações e uso de medicamentos.
De acordo com Bernardo Rodrigues, para esse ano ainda várias regiões da cidade serão contempladas com esse projeto. Recentemente foram entregues as academias da Praça da Bíblia, e outra nas proximidades da Rua Pitangui, no bairro Bom Pastor. “Por emenda do deputado, Fabiano Tolentino, tivemos os equipamentos colocados na Praça da Bíblia e na região da Rua Pitangui, dentro do complexo do Teatro Gravatá. Temos agora outra emenda, da deputada, Luzia Ferreira, uma antiga reivindicação também dos vereadores, Nilmar Eustáquio e Rodson, que é a academia para a Praça do bairro Afonso Pena. Ali faremos uma adaptação e essa academia deve ser instalada em breve, além disso, teremos outras sete academias que serão feitas na região de Divinópolis”, afirma.

 

 

 

REFORMAS
“Temos duas outras obras em andamento que já estão em fase de conclusão. Uma compreende a pintura, fixação de tabelas de basquete e iluminação das quadras do Parque da Ilha. Outra é a reforma nos vestiários do DTC, além disso, para esse ambiente, já vem agora uma nova perspectiva de criarmos núcleos de tênis e futsal para atender a população no geral, principalmente crianças e adolescentes”, encerra Bernardo Rodrigues.
Entrega das duas obras está prevista para uma solenidade no próximo sábado, porém, o secretário disse à reportagem que, possivelmente, a data de “inauguração” dos novos espaços deverá ser alterada, devido a alguns pequenos atrasos na obra.

 

Crédito: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.