quarta-feira, 12 de Janeiro de 2011 00:00h

Programas esportivos no Estado chegam a 265 mil atletas em 2010

Iniciativas de incentivo ao esporte mineiro alcançaram, em 2010, 265 mil atletas. A informação é da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), que também destaca o número de municípios beneficiados, 600, por meio de 1.139 convênios de repasse de recursos a municípios e entidades, sendo 504 para construção e modernização de quadras poliesportivas e ginásios e aquisição de equipamentos, e 635 para programas socioesportivos e eventos.

Os programas Minas Olímpica Nova Geração, Oficina de Esportes, Saúde na Praça, Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), Jogos do Interior de Minas (Jimi) e Minas Paraolímpico, que compõem o projeto estruturador Minas Olímpica, e o Programa Segundo Tempo, ambos coordenados pela Seej, se destacam no apoio aos atletas. Apenas o programa Minas Olímpica Nova Geração, que busca a inserção social de jovens através do esporte, atendeu a 25.525 crianças e adolescentes de 224 municípios; enquanto o Programa Segundo Tempo, realizado em parceria com o Ministério do Esporte, atendeu a outras 40 mil crianças de 192 municípios, por meio de atividades esportivas e pedagógicas e complementação nutricional.

O secretário-adjunto da Seej, Rogério Romero, ressalta também o trabalho do Minas Olímpica Oficina de Esportes, responsável pela promoção do esporte na suas diferentes modalidades e pela geração de condições de infraestrutura, equipamentos, materiais, metodologias e de recursos humanos, para que os alunos-atletas se desenvolvam. “O programa beneficiou 2.599 atletas de 7 a 16 anos em 33 oficinas de 26 municípios, sendo uma delas uma unidade paraolímpica”, afirma.

Ele explica que, além de garantir aos estudantes acesso ao esporte de forma orientada e com infraestrutura de qualidade, o Oficina de Esportes visa ao aprimoramento do talento esportivo. “O objetivo é revelar novos atletas de alto rendimento nas modalidades de basquetebol, voleibol, handebol, futsal, futebol, natação, taekwondo, judô, ginástica olímpica e atletismo”, conta.

A iniciativa do programa vem dando resultados. Em 2010, 130 jovens apoiados pelo programa alcançaram destaque em competições nacionais e internacionais de várias modalidades, sendo que 59 atletas foram convocados para as seleções nacional e mineira e 71 participaram de competições nacionais e internacionais.

Jogos escolares
A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), executou também o Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que integra equipes de escolas das diferentes redes de ensino, com o objetivo de aprimorar e ampliar a prática esportiva educacional. Em 2010, pelo segundo ano consecutivo, o Jemg bateu o recorde de inscrições, com 667 municípios inscritos nas competições, o equivalente a 78,2% dos municípios mineiros. Deste total, 591 participaram das competições, com 184.050 alunos-atletas nas disputas. Já o Minas Olímpica Jogos do Interior de Minas (Jimi) recebeu, em 2010, a inscrição de 12.899 atletas, de 189 municípios.

Ainda em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, foi executado o projeto Aprimoramento do Esporte Escolar, que contemplou 1.362 escolas estaduais, vinculadas às 46 Superintendências Regionais de Ensino. O projeto promoveu a qualificação de 830 professores de educação física, que se juntaram aos 1.580 qualificados em 2008 e 2009.

Novo Centro de Treinamento
Um convênio celebrado entre a Seej e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai possibilitar a criação de um novo Centro de Treinamento Esportivo em Belo Horizonte. O projeto já recebeu parecer favorável da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas e deverá ser construído ao lado do Complexo Mineirão-Mineirinho, integrado ao Centro de Esportes Universitários (CEU) da UFMG, na Pampulha.

O Centro será utilizado para a capacitação de esportistas com alto potencial para participar de competições olímpicas e paraolímpicas e será composto por espaços para treinamento de ginástica olímpica e artística, quadras cobertas para esportes coletivos (handebol, basquetebol, voleibol e futsal) e judô, além de um parque aquático.

O convênio disponibiliza investimentos da ordem de R$ 31 milhões do Governo de Minas e foi assinado no final de junho de 2010. Atualmente, estão em andamento os trâmites para a abertura de licitação para execução da obra.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.