quarta-feira, 29 de Julho de 2015 12:17h Atualizado em 29 de Julho de 2015 às 12:20h.

Ralis da Mitsubishi levam aventura e diversão a Penedo

Tradicional no calendário, cidade turística será palco de etapa dos ralis Mitsubishi Motorsports e Mitsubishi Outdoor no dia 8 de agosto

A Nação 4x4 já está na contagem regressiva para a próxima etapa do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports e do rali de estratégia e tarefas Mitsubishi Outdoor: Penedo (RJ) receberá os competidores no dia 8 de agosto.

"Ter a oportunidade de colocar o nosso carro em uma trilha bonita é muito bom. Muitas vezes não temos a chance de aproveitar toda a vocação off-road que o modelo tem. Por isso, sempre que podemos nós participamos", explica Maurício Pinelli, de Londrina (PR).

Os competidores enfrentarão os desafios off-road do trajeto e também poderão curtir um fim de semana diferente, repleto de aventura e diversão, ao lado dos amigos e da família. E esta etapa será ainda mais especial, já que é véspera de dia dos pais. "Um bom resultado seria um grande presente, então vou ainda mais motivado", promete Allan Enz, que corre o rali de regularidade Mitsubishi Motorsports com o pai, Otávio, há oito anos. "Participar do rali dispensa explicações, ainda mais ao lado de alguém que você ama e tem como exemplo de vida."

Mitsubishi Motorsports: o rali de regularidade
A sexta etapa da temporada 2015 promete trajetos desafiadores e com visual muito bonito. "A região de Penedo tem ótimas trilhas off-road. Com serras e muito verde, as paisagens serão um espetáculo à parte", adianta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors.

A prova largará do centro de Penedo e seguirá sentido Resende, passando por estradas vicinais, de fazendas e também campos de reflorestamento. As duplas, formadas por piloto e navegador, precisarão se concentrar nas orientações da planilha, já que o trajeto promete ser sinuoso e com muitos laços.

A competição é dividida em três categorias: a Turismo Light, para duplas iniciantes, percorrerá 130 km. Já a Turismo, para quem tem experiência intermediária, e a Graduados, categoria para os mais experientes, percorrerão 180 km. "O rali é uma ótima oportunidade de testar o 4x4 em vários terrenos e ainda se divertir", garante Julianelli.

Mitsubishi Outdoor: o rali de estratégia e tarefas
Já o rali que mescla trilhas off-road com atividades esportivas e culturais está na 12ª temporada. Como itens opcionais, a organização sugeriu que as equipes levem mountain bike, capacete, GPS, tesoura e um vidro de boca larga com capacidade para 500ml. Os competidores também deverão ter à mão um smartphone.

Apenas na largada, quando recebem o mapa e a lista de atividades, os participantes sabem quais tarefas encontrarão pelo caminho. "A região tem ótimas opções para a prática de atividades esportivas", explica Julianelli. "As equipes podem esperar boas surpresas."

Cada time, formado por dois Mitsubishi 4x4 e até dez pessoas, traça sua estratégia para cumprir as provas e ganhar pontos. Na categoria Fun podem participar veículos das linhas ASX, Outlander, Pajero e L200; já na Extreme, apenas das linhas Pajero e L200, com tração nas quatro rodas.

Como funciona?
As inscrições são abertas sempre 12 dias antes da competição. Os interessados devem entrar no site www.mitsubishimotors.com.br e preencher o cadastro. As vagas são limitadas.

Na sexta-feira véspera da competição, os participantes se encontram para entregar os alimentos, confirmar a inscrição e adesivar os carros. À noite, há um briefing sobre as trilhas e aula de navegação.

No sábado, a partir das 7h, os competidores se reúnem para a largada. "As provas são cuidadosamente planejadas para que todos possam usar ao máximo seus 4x4 e também curtir paisagens lindas. A dificuldade varia entre as categorias, então podem participar iniciantes, até os mais experientes", explica Julianelli.

Credenciamento de imprensa
O credenciamento de imprensa está aberto e pode ser feito pelo e-mail: imprensa@mmcb.com.br. Os interessados devem enviar o nome do veículo e os dados completos do jornalista.

Calendários 2015
Mitsubishi Motorsports Sudeste*
08/08 - Penedo (RJ)
22/08 - Vitória (ES)
07/11 - Joinville (SC)
28/11 - Ribeirão Preto (SP)

Mitsubishi Outdoor*
08/08 - Penedo (RJ)
22/08 - Vitória (ES)
07/11 - Joinville (SC)
28/11 - Ribeirão Preto (SP)
*Datas e locais sujeitos a alterações.

Mitsubishi Pró-Brasil - Ação Social
A Nação 4x4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil. Desde 1994 foram arrecadadas mais de 980 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições. Para participar das provas, os competidores fazem a doação, por carro, de 30kg de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene, que serão destinados a associações da cidade. Nesta etapa, os competidores também doarão cobertores.

O Mitsubishi Motorsports tem patrocínio de Petrobras, Itaú, Dalgas, W. Truffi, Transzero, Pirelli, Clarion, Unirios, Embracon, STP, Tecfil, Mapfre, Pilkington, Flamma, Rede, Sky, Sideral e Artfix.

O Mitsubishi Outdoor tem patrocínio de Petrobras, Mapfre, Transzero, Atlântica, Midori, Pirelli, Clarion, Unirios, Pronutri, Brascabos, Cisa Trading, W. Truffi, Pilkington e Artfix.

Acompanhe as novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter (www.twitter.com/nacaomitsubishi) e Facebook (www.facebook.com/Mundomit). Para mais informações, vídeos, fotos e inscrições, acesse: www.mitsubishimotors.com.br.

Programação - Mitsubishi Motorsports e Mitsubishi Outdoor
07 de agosto - Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - das 17h às 22h
Endereço: Rod. Rubens Tramujas Mader, km 1,5 - Penedo (Itatiaia-RJ)

08 de agosto - Sábado
A partir das 7h - Início das largadas
Endereço: Av. das Mangueiras, s/n - Penedo (Itatiaia-RJ)

A partir das 14h - Chegada, almoço e premiação
Endereço: Rod. Rubens Tramujas Mader, km 1,5 - Penedo (Itatiaia-RJ)

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.