segunda-feira, 11 de Março de 2013 09:59h Liberdade de Ideias

Rally Barretos de coração nas ações sociais

Competidores visitaram o Hospital de Câncer de Barretos e conheceram um trabalho de encher o coração de orgulho. Além disso, o Projeto Ideia Fixa realizou a doação de livros as crianças carentes do Lar da Criança de Barretos

No decorrer de tantas atividades voltadas para a competição do 7º Cross Country Rallymakers Barretos, alguns competidores encontraram um tempo para dedicar-se ao lado social da vida. Em uma grande oportunidade, um grupo formado por oito pilotos e navegadores visitou o Hospital de Câncer de Barretos - referência mundial no tratamento de câncer, que oferece de forma gratuita tratamento para crianças e adultos, em duas unidades distintas (local onde, em 2011, a organização do Rally Barretos doou 5 mil livros de histórias infantis para a mini biblioteca local).

O "tour" pelo hospital foi conduzido pelo gerente de captação de recursos, Benedicto Domingues Júnior, e pela recepcionista responsável pela monitoria do local, Viviane Gonçalves de Queiroz. O Hospital de Câncer de Barretos é mantido pelo SUS - Sistema Único de Saúde - e doações. A instituição conta com o apadrinhamento de alguns artistas, que realizam shows na região com doação integral do valor arrecado. Com um espaço de 110 mil metros quadrados, a instituição tem um custo de R$ 20 milhões por mês. São 4 mil atendimentos por dia, sendo a maior parte, à crianças. Possui tecnologia avançada a fim de tratar qualquer fase do estágio da doença.

O Hospital de Câncer foi fundado pelo Dr. Paulo Prata na década de 1960, e hoje, seu filho, Henrique Duarte Prata é responsável pela continuidade dessa luta. "São 24 horas dedicados a cada paciente... Essa modernização foi conquistada graças ao comprometimento que temos com cada um", declarou Prata, que recebeu das mãos do navegador Fred Macedo, uma doação de 1 mil unidades de Dryman - absorvente urinário masculino. "É filosofia da nossa empresa contribuir com causas como esta. Nosso produto é utilizado por portadores de patologias oncológicas e fizemos questão de colaborar", disse Macedo, representante da marca, que tem sede em Piracaia, SP.

"Que experiência! Quero agradecer a todos a oportunidade de conhecer o Hospital de Câncer de Barretos", exclamou o piloto Bruno Sperancini. "Na correria do dia a dia não paramos para pensar que existe lugares como esse. É um local muito bonito, bem estruturado, mas sobretudo, acolhedor. Saí de lá surpreendido, diante de tanta entrega, amor e comprometimento com o bem estar do próximo. Valeu demais essa visita. Quem não conhece, não perca a chance", comentou.

E não parou por aí...

Dentro do Parque do Peão - onde o Rally Barretos esteve concentrado neste último final de semana -, a idealizadora do Projeto Ideia Fixa, Tânia Mara Carvalho, doou 100 kits com livros de leitura infantil para as crianças do Lar da Criança de Barretos.

"Foi uma mobilização geral. Os competidores fizeram doações para aumentar o tamanho desta ação. Foi o caso da Can-Am, que colaborou com 15 kits, patrocinando assim, a entrega para 30 crianças que lá estiveram presentes. Com um pouco de quem se dispôs a aderir ao movimento, fizemos esses pequenos felizes", contou Tânia, satisfeita com mais essa missão cumprida. "Essas crianças tiveram a oportunidade de conhecer de perto os renomados pilotos e navegadores do rali nacional e entraram nas potentes máquinas que aceleram por essas trilhas. Foi um momento extremamente gratificante e que fez um diferencial tremendo na vida de cada um", encerrou ela.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.