terça-feira, 15 de Março de 2011 00:00h

Sala Verde promove exercícios físicos matinais

Sarah Rodrigues

Os atletas que frequentam o parque da Ilha para realizarem suas caminhadas ou atividades matinais, agora podem contar com a instrução de um educador antes de iniciarem suas atividades físicas. O professor de Educação Física, Rogério José da Silva, através da Sala Verde Frei Paulino disponibiliza ações para os atletas.

Os exercícios que se iniciaram há duas semanas podem ser praticados por qualquer atleta. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira no parque a partir das 7h15 da manhã. Segundo o educador físico a intenção das atividades é dar uma orientação em geral às pessoas que utilizam o parque da Ilha para suas caminhadas matinais. “A proposta é fazer um alongamento com as pessoas que caminham, além de orientações em geral, sobre a hidratação o horário em que devem ser feitas as atividades”, explica.

O educador ainda esclarece que a necessidade das atividades vem da necessidade de se ter uma boa saúde. A proposta da Sala Verde é fazer com que o poder público atue com responsabilidade social, prevenindo gastos com doenças e remédios, já que, está comprovado a eficiência de atividades físicas como garantia de saúde.

Rogério conta que desde que começou a série de alongamentos vários dos atletas já perceberam melhorias e tem mais disposição para caminhar ou correr. “Alguns já estão cada vez mais com disposição, com sensação de bem estar. Muitos sentem o beneficio dos exercícios feitos com orientação”.

Rogério ainda enfatiza os benefícios oferecidos pelos exercícios. “As pessoas se sentem bem pela atenção dada a elas, pelas dúvidas corriqueiras serem sanadas, sentem um melhor conforto”, avalia.

Todas as pessoas que caminham pelo Parque da Ilha a partir das sete da manhã podem participar dos alongamentos ministrados pelo professor Rogério.

ATIVIDADES

A atividade física regular auxilia em todos os aspectos da saúde. Fisicamente o exercício auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações, perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL- colesterol (o "colesterol bom"). Quanto às atividades elas ainda ajudam na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse, além de melhorar o humor e a auto-estima.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.