quinta-feira, 5 de Abril de 2012 12:16h

Secretaria de Esporte se reúne com representantes do Clube de Aeromodelismo

O Secretário de Esporte e Lazer, Rômulo Duarte, recebeu nesta segunda-feira (02/04) Joselito Santos e Antônio Carlos Xavier, representantes do Clube de Aeromodelismo de Divinópolis. O objetivo do encontro foi a criação de um projeto social para crianças carentes, utilizando aeromodelos como forma de diversão e aprendizado.

De acordo com Joselito Santos, Diretor do Clube, este projeto é um sonho antigo dos participantes do Clube de Aeromodelismo e que poderá se tornar possível através de parceria com a Secretaria.
“As miniaturas de aeronaves são utilizadas com objetivos esportivos e recreativos e com o projeto queremos que essas crianças tenham um contato maior com os aeromodelos”, declarou Joselito.

Aeromodelismo é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o vôo de modelos, em escala reduzida de aeronaves e espaçonaves (aviões, balões, foguetes etc). Existem várias categorias de aeromodelismo:
VCC - vôo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de comprimento, radiocontrolado - o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM e PCM e vôo livre - na qual o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.

Atualmente a categoria mais praticada de aeromodelismo é o radiocontrolado (RC), que se divide basicamente em três modalidades, que se diferem pelo seu tipo de motor, aeromodelos com motores a explosão, aeromodelos com motores elétricos  e os planadores.

De acordo com o Secretário de Esporte, a SEL irá trabalhar juntamente com o clube, para viabilizar um terreno que possibilite as decolagens e pousos dos aeromodelos, a  fim de dar andamento neste projeto social para atender crianças em situação de vulnerabilidade social.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.