segunda-feira, 30 de Julho de 2012 08:53h Atualizado em 30 de Julho de 2012 às 09:08h. Luciano Eurides

SEL valoriza a história e o futuro do esporte na cidade

O Secretário de Esporte e Lazer, Rômulo Duarte, recebeu na manhã do dia 26, a visita do corredor Jael Nunes Cordeiro, um dos mais antigos corredores da Associação de Corredores de Rua de Divinópolis (ACORD). Na oportunidade, o corredor contou um pouco da sua trajetória no esporte e seu início na modalidade, além de trocar experiências sobre o desenvolvimento do atletismo em nossa cidade.

 


Jael Nunes tem 69 anos de idade e há cerca de 30 anos participa de corridas em todo o país. Começou a correr incentivado por “Ticrésio”, o maior ícone do atletismo de Divinópolis, e desde aquela época não parou mais.

 


O atleta já participou de várias provas ao longo da sua carreira, entre elas estão, a 1ª Maratona de Belo Horizonte, 05 Maratonas do Rio de Janeiro, 06 Meias Maratonas de B.H e 02 no Rio de Janeiro, 03 Voltas da Lagoa da Pampulha, além de participação em todas as edições da Corrida de Pentecostes e da Corrida de São Silvestre, depois que a ACORD começou a participar desta grande competição.

 


O corredor está presente também em todas as provas que a Associação de Corredores organiza em Divinópolis, e conta que as corridas que mais marcaram sua carreira foram a Meia Maratona de Sabará, a Meia Maratona de Passos, quando correu ao lado do grande João da Mata e a Corrida de Arcos, em que se sagrou campeão pela primeira vez.

 

 

Tênis

 


O tênis é um esporte de velocidade, disciplina, tática e cálculo. Para um melhor desempenho, é preciso ter rapidez nos pés, um corpo ágil e flexível, bastante explosão muscular e uma boa coordenação motora. Dicas e técnicas como estas já estão sendo praticadas por crianças no núcleo esportivo do bairro Niterói, em Divinópolis.

 


Além de atividades como o futsal e o voleibol, muitos educandos estão tendo pela primeira vez o contato com a nova modalidade esportiva.  Sob a direção do monitor José Aparecido (Grilo), 50 crianças entre 7 e 15 anos desenvolvem  a prática do tênis como atividade recreativa no poliesportivo do bairro Niterói.

 


Além de ser um jogo divertido, socializador e educativo, o tênis desenvolve a motricidade e a coordenação, ajuda no fortalecimento e na tonificação da musculatura das crianças, além de estimular a disciplina, os reflexos, a psicomotricidade e o sentido de responsabilidade.

 


Atualmente, três monitores de educação física colaboram para o desenvolvimento teórico/prático das atividades no Poliesportivo. José Aparecido informou que além da atividade física, materiais de apoio são repassados às crianças. “Materiais de apoio como filmes, slides e vídeos sobre o tênis são repassados e bem aceitos pelas crianças, o tênis deixou de ser um esporte para poucos, pois aqui todas têm acesso ao esporte”, afirmou José Aparecido.

 


As aulas acontecem no poliesportivo do bairro Niterói, situado na rua do Chumbo 625, nos turnos da manhã e tarde. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Esporte e Lazer, pelo telefone 3222-3147, ou no poliesportivo do bairro Niterói, 3213-7785.
 

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.