sexta-feira, 20 de Novembro de 2015 10:39h Atualizado em 20 de Novembro de 2015 às 10:41h.

Surdos ganham espaço para praticar atividades esportivas

Uma reivindicação antiga da Sociedade dos Surdos de Divinópolis foi atendida nesta semana, através de um convênio firmado com a Prefeitura de Divinópolis, intermediado pelo Vereador Rodyson

A partir desta semana, os surdos e deficientes auditivos terão um espaço no qual poderão praticar esportes, sem nenhum tipo de custo.
O Vereador foi procurado pelos membros da sociedade em seu gabinete, porque há anos vinham tentando a construção de uma quadra onde pudessem praticar esportes como vôlei, futebol, peteca e outros. Devido a deficiência dos mesmos, a prática esportiva junto a pessoas que não sofrem as mesmas limitações terminava por promover um convívio difícil e deixava os que não escutam em situação de desvantagem.
Como já existem times em treinamento na cidade, inclusive participando de campeonatos regionais, o atendimento da reivindicação se fazia bastante necessário já que se trata de política pública inclusiva e demanda social. Foi então que o Vereador Rodyson, em conversa com o Executivo , conseguiu através da Secretaria de Esporte e Juventude, a realização de um convênio para que os mesmos, possam utilizar a quadra poliesportiva do bairro Niterói.
O Presidente da Sociedade, Felipe Oliveira, contou que antes os times estavam quase se desmanchando devido a dificuldade de local para treino. Utilizando apenas de espaços privados, o custo para eles estava ficando alto e muitos, devido a deficiência, sequer possuem trabalho. Agora com o novo espaço, a tendência é de que aumente o número de praticantes destes esportes.
Pelo convênio firmado, os membros da Sociedade dos Surtos poderão uma vez por semana, todas as quartas-feiras, fazer a prática de esportes no horário compreendido de 18h às 20h. Não é necessário se inscrever previamente e nem fazer parte da Sociedade dos Surdos. Basta não escutar ou ter deficiência auditiva.
A abertura do espaço foi realizada na quarta-feiram, no horário programado para utilização da quadra e na oportunidade estiveram presentes também o Vice-Prefeito Rodrigo Resende, o Secretário de Desenvolvimento Social Paulo dos Prazeres e o Vereador Rodyson que aproveitou o momento para prestar uma justa homenagem a professora e intérprete de LIBRAS, Graciele Kerlen que é uma grande ativista da inclusão dos surdos na comunidade divinopolitana.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.