sábado, 30 de Julho de 2011 09:59h Luciano Eurides

Taekwon-Do cresce junto com problemas urbanos

O esporte tem uma condição especial de se adequar as realidades do tempo e da civilização. O Taekwon-Do, cresce diante do mundo moderno, onde os centros urbanos obrigam as pessoas a viverem em espaços reduzidos, somados a violência urbana, aumenta a procura pelo esporte de defesa pessoal.


A cidade de Divinópolis, como em outras pelo Brasil, a busca pelas academias onde se oferece mais de um tipo de serviço é frequente. A Way Academia, no centro da cidade, recebe alunos para musculação, aeróbico em conjunto com o Taekwon-Do. O esporte é uma luta interativa, para qualquer sexo e não tem uma idade especifica para começar a treinar, dependendo apenas do desenvolvimento físico de cada um, contribuindo decisivamente para a educação psicomotora de crianças a partir dos cinco anos de idade.


Esse esporte é uma das melhores atividades educacionais, já que mantém a mente tão ocupada quanto o corpo. O aluno começa a entender os movimentos do Taekwon-Do como um meio de recreação e esporte, e não como uma maneira violenta gratuita, além de aprender respeitar os mais velhos. Por ser um esporte que prega a disciplina e o respeito, tem muito para contribuir para a formação das crianças e jovens da sociedade. Existe uma grande procura feminina, como explica o professor Arilton Machado Junior. “Cresceu muito, em especial no sexo feminino, o motivo é a violência onde as mulheres procuram a defesa pessoal, uma arte marcial para se proteger”, explicou ele que pratica Taekwon-Do desde 1983, é faixa preta 2ºDan, tem 11 títulos se destacando o bicampeonato brasileiro e mineiro em 2003-2004.


Um dos cuidados necessários para se aventurar em esportes de uma maneira geral é fazer uma avaliação física, pode ser realizada com um médico, fisioterapeuta ou educador físico. Procure saber sobre o instrutor, se ele é federado e pertence a alguma instituição. No caso do professor Arilton, ele é filiado a Federação Mineira e Confederação Brasileira de Taekwon-Do.


A metodologia utilizada também é importante. Existe o Taekwon-Do kids, este é adaptado para criança e promove o ensino da auto estima, controle e defesa. Além da liberação de energia e do estresse da vida moderna. Aprendem a estabelecer os seus próprios objetivos e métodos para alcança-los.


No caso de crianças ainda com temas educativos, a criança brincando aprende a defesa, desenvolve a coordenação motora , estimula a socialização, a resistência cardiorrespiratória, a força e equilíbrio.

 

Taekwon-Do
Na tradução literal da Enciclopédia do Taekwon-Do escrita pelo General Choi Hong Hi (volume 1, página 21), a palavra "Tae", refere-se a pé."Kwon", significa punho e"Do", refere-se a "arte" ou ao "caminho". Para assegurar a correta pronúncia do nome, ele preferiu escrevê-lo como três palavras separadas: "Tae Kwon Do".  Desde 1972, o nome se escreve da seguinte maneira: "Taekwon-Do". O Gal.Choi explicou que esta modificação foi feita para frisar a necessidade de harmonia entre o treinamento físico (o "tae" e o "kwon") e o mental (o "do").

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.