terça-feira, 14 de Agosto de 2012 13:53h Gazeta do Oeste

Uefa indica Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Andres Iniesta a prêmio

A Uefa anunciou nesta terça-feira que Andrés Iniesta, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são os finalistas do prêmio de melhor jogador do futebol europeu na temporada 2011/2012. O vencedor desta premiação será conhecido no próximo dia 30, em Mônaco, na mesma cerimônia em que serão sorteados os grupos da próxima edição da Liga dos Campeões da Europa.

Messi é o atual vencedor deste prêmio e concorrerá com o seu companheiro de Barcelona e com o astro do Real Madrid. Eles foram os três jogadores que mais somaram pontos na votação que envolveu 53 jornalistas esportivos de países cujas federações estão filiadas à Uefa, entidade que controla o futebol europeu.

Embora desta vez tenha ficado sem o título da Liga dos Campeões 2011/2012, Messi teve uma última temporada extraordinária, na qual marcou 73 gols e se tornou também o maior artilheiro da história do Barcelona. Com isso, aparece mais uma vez como favorito, enquanto Cristiano Ronaldo brilhou na campanha do título do Campeonato Espanhol, ajudou a levar seu time às semifinais da última edição da principal competição interclubes do futebol europeu e também foi decisivo na campanha de Portugal rumo às semifinais da Eurocopa.

Já Iniesta foi eleito o melhor jogador da última Eurocopa, realizada em junho, quando a Espanha se sagrou bicampeã continental. Entretanto, ele parece correr por fora nesta premiação diante de Messi e Cristiano Ronaldo.

Finalista da premiação da Uefa no ano passado, Xavi acabou ficando em quinto lugar nesta edição da eleição, sendo superado também por Andrea Pirlo, da Juventus. O italiano contabilizou 90 pontos na votação dos jornalistas, contra apenas 57 do jogador espanhol do Barcelona.

As posições do quarto ao décimo lugar desta premiação, por sinal, já estão decididas. Atrás de Pirlo e Xavi, aparecem, nesta ordem: o espanhol Iker Casillas (Real Madrid), com 53 pontos; o marfinense Didier Drogba (Chelsea, hoje jogador do Shanghai Shenhua), com 31; o checo Petr Cech (Chelsea), empatado com 14 pontos em oitavo lugar com o colombiano Falcao Garcia (Atlético de Madrid); e o alemão Mesut Ozil (Real Madrid), com 10.

Em Mônaco, por meio de um sistema eletrônico, os jornalistas irão votar para eleger o vencedor desta edição do prêmio da Uefa. Ao total, 32 atletas foram escolhidos para concorrer ao prêmio, sendo que nenhum brasileiro foi selecionado.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.