segunda-feira, 18 de Janeiro de 2016 10:57h Site Oficial CBF

Vasco aposta na tradição em revelar talentos

O Club de Regatas Vasco da Gama é mais uma equipe de muita tradição no futebol feminino que disputará o Brasileirão Feminino 2016

Ser o clube que revelou a maior jogadora de futebol de todos os tempos, a Rainha Marta, já diz muito do que representa a cruz de malta para a modalidade, na qual iniciou as atividades nos anos 90. De lá para cá, a equipe acumulou títulos e revelou ainda outras jogadoras para a Seleção Brasileira, como as atletas Pretinha, Fanta e Meg. Desde 2009, o clube mantém um Departamento de Futebol Feminino, que, de forma pioneira no país, desenvolve as divisões de base feminina.

 

Para a temporada 2016, o clube de São Januário quer honrar a tradição de formar atletas e aposta no talento de promessas das categorias de base para emplacar na principal competição nacional. Da equipe que disputou o Brasileiro em 2014, última participação da equipe do torneio, permanecem no grupo Larissa Araújo, Sthephanie, Thayane, Aryane e Lais Veloso.

 

- O Futebol Feminino é uma das modalidades do clube que integram o nosso departamento. Por ser necessário um investimento maior, incluindo a utilização de São Januário, procuramos o presidente Eurico Miranda. Conversamos e ele nos deu total apoio. Por isso, optamos por voltar com a categoria adulta. Fechamos uma parceria e teremos à nossa disposição profissionais capacitados, que possuem um vasto conhecimento sobre a modalidade. Voltamos para ganhar títulos, pois disputar por disputar não faz parte da história do Vasco - afirmou o vice-presidente do departamento infanto-juvenil, José Mourão Gonçalves.

O Vasco da Gama está no "Grupo 2" do Campeonato Brasileiro e fará sua estreia no torneio nacional no próximo dia 20 de janeiro, contra o atual campeão nacional, o Rio Preto, em São Paulo. As Meninas da Colina ainda enfrentarão na fase de grupos a Adeco-SP (27 de janeiro em São Januário), o América-MG (03 de fevereiro em Minas Gerais) e Corinthians (17 de fevereiro em São Januário). Pelo Regulamento da competição, os dois primeiros da chave avançam de fase.

 

 

ELENCO:

Raiza, Ingrid Micaela, Thayane, Lais Veloso , Andressa, Ana Beatriz Paredes, Sthephanie, Rafaela, Larissa Araújo, Ingrid Lizandra, Aryane, Kathleen, Catulen, Mariana, Geovana, Danubia, Ester, Yasmim Cristina, Bia, Ana Paula, Karonlainy Árias, Larissa Esquerdinha e Rayssa Neres.

 

 

NOVIDADES:

A principal contratação da equipe vascaína é a volante Ester, que veio do Kinderman (SC), atual campeão da Copa do Brasil e que anunciou o fim de suas atividades em dezembro de 2015. Com passagens por Seleção Brasileira e por grandes times europeus, como o Chelsea (ING), a volante Ester atuou com a ex-vascaína Marta na Seleção e será a atleta mais experiente da equipe. Foram oito anos defendendo a "amarelinha", tendo o seu ápice na conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim. Do Kinderman ainda vieram as atletas Bia e Geovana.

– O retorno do Vasco para o futebol feminino me deixou muito feliz. Espero que a gente consiga um bom resultado no Campeonato Brasileiro. Estamos trabalhando, apesar das dificuldades, mas nosso foco é conseguir uma classificação. Aos poucos, o time irá se ajustar. Temos uma responsabilidade grande por ser um clube gigante, ainda mais o Vasco da Gama. Então a gente já entra ciente disso, por estar com a camisa vascaína é uma responsabilidade grande e a cobrança aumenta – ressaltou Ester.

Outra novidade no grupo de São Januário para esse ano é Raíssa Neres. Ela volta ao Vasco após uma passagem pelo Vitória (PE). A jovem de 19 anos iniciou sua trajetória na Colina Histórica em 2007 e foi artilheira do clube em todas as categorias que passou. A carioca integrou a equipe sub-17 campeã do Mundialito de Clubes, em Portugal, na temporada 2012. Foi Neres a principal jogadora do Colégio Vasco da Gama durante a conquista da Copa do Brasil Escolar sub-17, em 2013.

 

 

RETROSPECTIVA NO BRASILEIRO FEMININO:

2013 -  Primeira Fase

2014 - Primeira fase

2015 - Não Participou

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.