quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013 08:23h Atualizado em 17 de Janeiro de 2013 às 08:29h. Luciano Eurides

Vasco da Gama irá mandar os jogos do mineiro no Farião

Atacante Mateus Sousa foi um dos melhores no ioiô teste aplicado no grupo 96 do Vasco da Gama

O Vasco da Gama de Divinópolis confirmou o mando de campo para o Campeonato Mineiro juniores para o estádio Waldemar Teixeira de Faria. A equipe fará do estádio Dr Sebastião Gomes Guimarães o local de treino e fará nas tardes de domingo a movimentação no Gigante do Porto Velho.
O coordenador da categoria juvenil do Vasco da Gama, Gilmar Rosa, confirmou ser o Farião o local dos jogos da categoria. “Conversamos com Edilson (Oliveira) presidente do Guarani e conseguimos a liberação do campo, e nossos jogos serão no Campo do Guarani, eles cederam o campo e se necessário, a Copa Integração e Taça BH de Futebol Junior possamos disputar representando o Guarani. Um bom negócio para as duas equipes e para as categorias de base da cidade”, falou e avaliou o trabalho desenvolvido até agora visando o compromisso estadual. “A ideia é igualarmos aos grandes times da capital, resguardadas as proporções financeiras e de infraestrutura e o objetivo é levarmos os meninos para o Campeonato Mineiro com o máximo de igualdade com os grandes, temos um trabalho de grandes profissionais na área de atuação deles”, disse.
Essa semana o Atlético Mineiro aplicou nos atletas profissionais o ioiô teste, feito a uma semana no Vasco da Gama e Gilmar brincou. “Estão aprendendo com a gente”, e seriamente trabalha com um grupo semifechado. “O grupo é esse, mas dependendo da qualidade de quem aparecer lógico que podemos aproveitar, mas não teremos alojamento e manteremos a vontade profissional e as características de amador”, relatou.
O time do Vasco faz um intenso trabalho físico e para isso foram realizados testes com todos os jogadores, o resultado foi satisfatório e será refeito para avaliação dos primeiros dias de trabalho. No teste de 20m, onde se leva em conta a capacidade de arrancada do atleta o lateral direito Léo foi o melhor. Nos 50m, onde além da força inicial é necessário manter a velocidade por mais tempo Junior Marçal, lateral esquerdo, foi o melhor. No salto os atletas Júnior Marçal, Léo Amaral e o goleiro Mateus os destaques. No ioiô teste, João Pedro e Mateus Sousa os de melhores resultados. No Vo2max, João Pedro ficou com uma excelente colocação, seguido de Mateus Sousa, estes formam o grupo de número três, com possibilidades de chegarem ao grupo quatro, que é o nível de excelência.
Com bons desempenhos no quadro geral ainda Vinícius, Léo Amaral, o goleiro Mateus e Bruno Rodrigues, estes formam o grupo dois. Os demais estão em um nível baixo, com plenas condições de melhora. Infelizmente este teste foi aplicado exclusivamente no cruzmaltino do Afonso Pena, assim não há como comparar com outros times do mesmo patamar.
O jogador Mateus Sousa se mostrou rápido na recuperação, depois de um percentual de gordura alto provou ser este apenas efeito final de ano, pois a condição física do atleta está perfeita. “Boa, ainda falta um pouco para excelente e estamos no caminho certo, o trabalho é forte e necessário, se queremos estar entre os melhores precisamos de um preparo físico e buscamos isso”, declarou e contou sobre o pequeno problema que teve. “Quando cheguei em casa acabei pisando em um arame, inchou o local e não foi possível treinar, já estou melhor”, garantiu.
O atacante Bruno Rodrigues que os treinos estão muito disputados. “Todo mundo querendo mostrar trabalho, o Leléo já conhece o nosso time então sabe do potencial de cada um, mas a gente sabe a importância do campeonato e a seriedade que é então essa briga é boa e vamos deixa pra ele quebrar a cabeça”, falou.

ESTÁDIO
O Vasco da Gama chegou a fazer uma reunião na quinta-feira com o presidente do Flamengo e conseguiu também a liberação do estádio Mendes Mourão para os jogos do campeonato mineiro, sinal que o projeto vem ganhando a aceitação dos esportistas da cidade.
O estádio Dr Sebastião Gomes Guimarães recebe a construção de uma quadra de grama sintética, esta já está em fase final, também, a construção de um novo vestiário. O mesmo permitirá aos atletas de mais de uma categoria se trocarem ao mesmo tempo, inclusive com área de banho. Com essa iniciativa se aumentará a movimentação, rentabilidade e conforto para a Associação Esportiva Vasco da Gama.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.