segunda-feira, 17 de Novembro de 2014 10:35h

1ª Semana da Consciência Negra é aberta com valorização da cultura afro em Mateus Leme

De hoje até sábado, exibição de filmes, palestras em escolas e homenagens vão valorizar as tradições em atividades gratuitas

Acabar com o preconceito racial e diminuir a intolerância religiosa são as principais propostas da 1ª Semana da Consciência Negra, implantada este ano pela Prefeitura de Mateus Leme como forma de garantir o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira, celebrados nacionalmente no próximo dia 20 de novembro. A partir de hoje (17), até sábado, dia 22, várias atividades relacionadas ao tema estão previstas e serão realizadas para envolver toda a sociedade nas ações de promoção da cultura negra.

Nesta segunda-feira, dia 17, as atividades que marcam o início do projeto já foram iniciadas com oficinas de tranças na biblioteca pública municipal. Às 19 horas, no ginásio do Coensfa, uma cerimônia com a presença de autoridades municipais e representantes da cultura afro-brasileira de Mateus Leme oficializa a abertura da semana da Consciência Negra.

De acordo com o coordenador de cultura, Gian Cavalcante, as atividades foram preparadas para inserir toda a comunidade nas tradições negras, desmistificando alguns aspectos relacionados às crenças, religiões e cultura e promovendo as tradições, a culinária e as danças típicas.

Por isso, na abertura da 1ª Semana da Consciência Negra de Mateus Leme o grupo Alforria de Capoeira vai apresentar as raízes africanas através da dança, o tatetu Arabomi, vai palestrar sobre a herança negra e seus reflexos na sociedade contemporânea e o grupo Manifestart vai mostrar a nova expressão do black music através do rap e do Hip Hop. Na literatura, a escritora mateuslemense, Bela, vai ler o próprio poema que fez em alusão à consciência negra.

A partir de terça-feira, dia 18, filmes serão exibidos gratuitamente na Casa de Cultura Agente Ferreira, na antiga estação ferroviária de Mateus Leme, às 14h e 19 horas. Nas escolas também serão realizadas palestras relacionadas ao tema.

A biblioteca pública “Geraldo Alves de Oliveira” mantem uma exposição até o dia 28 de novembro com o tema “Consciência Negra e Identidade”.

Confira a programação

17 de novembro (segunda-feira)
19 horas: cerimônia de abertura da 1ª Semana da Consciência Negra, com participação de capoeira,
Local: Ginásio do Coensfa – Avenida Getúlio Vargas, 222 – Centro, Mateus Leme

18 de novembro (terça-feira)
14 horas: exibição do filme “Barravento”
19 horas: exibição do filme “Quanto vale ou é por quilo”
Local: CineClube Palmares, na Casa de Cultura Agente Ferreira (estação ferroviária de Mateus Leme)

19 de novembro (quarta-feira)
14 horas: exibição do filme “Hotel Ruanda”
19 horas: exibição do filme “Besouro”
Local: CineClube Palmares, na Casa de Cultura Agente Ferreira (estação ferroviária de Mateus Leme)

20 de novembro (quinta-feira)
14 horas: exibição do filme “A cor púrpura”
19 horas: exibição do filme “Chico Rei”
Local: CineClube Palmares, na Casa de Cultura Agente Ferreira (estação ferroviária de Mateus Leme)
19 horas: reunião extraordinária da Câmara Municipal para a entrega de homenagens aos grupos afro-brasileiros reconhecidos em Mateus Leme

21 de novembro (sexta-feira)
14 horas: exibição do filme “Preciosa”
19 horas: exibição do filme “Indomável Sonhadora”
Local: CineClube Palmares, na Casa de Cultura Agente Ferreira (estação ferroviária de Mateus Leme)

22 de novembro (sábado)
A partir de 09 horas: show de encerramento com apresentação de comidas típicas, cantos de candomblé, capoeira, cavalhada e oficinas temáticas.
Local: Praça da Matriz (durante a realização da Feirinha)

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.