sexta-feira, 21 de Setembro de 2012 14:11h Gazeta do Oeste

Agenda para melhoria da gestão pública

A Associação Mineira de Municípios - AMM foi convidada a participar em Brasília, na última segunda e terça-feira, de uma reunião de grupos de trabalho para discutir a Agenda de Gestão Pública entre União e Estados para a implementação do Pró-Cidadão, uma iniciativa do governo federal, em conjunto com os governos estaduais, para estabelecer prioridades de investimento para melhoria da gestão pública com foco no cidadão a serem financiadas pelo Banco Mundial - BID.
Esta foi uma das poucas oportunidades em que união, estados e municípios estiveram à mesma mesa de discussão para analisar propostas para a implementação de ações que tenham impacto na vida do cidadão nos três níveis de governo.
Dentre os eixos temáticos discutidos, oito no total, as entidades municipalistas foram convidadas a participar do grupo de trabalho sobre Apoio à Inovação e Melhoria da Gestão Municipal.
Além dos representantes do Governo Federal e servidores das principais secretarias de todos os estados, estiveram presentes à reunião os executivos de 18 entidades de representação de municípios nos estados, além da CNM, FNP e ABM. A AMM foi representada pelo Superintendente-Geral, Gustavo Persichini.
Uma das principais observações feitas por todas as entidades municipalistas sobre o processo de implementação de uma Agenda de Gestão Pública que envolva união, estados e municípios foi a de que muitas ações que impactam na responsabilização e, sobretudo, no financiamento de políticas públicas de outros entes, mas que sejam cumpridas e executadas pelos municípios, precisam ser discutidas com os municípios antes de sua proposição e, principalmente, antes de sua execução.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.