segunda-feira, 24 de Agosto de 2015 10:28h

Agronegócio se prepara para a Semana de Minas na Expo Milão

Governo do estado organiza missão empresarial em outubro na Itália, sede de uma das principais exposições em todo o mundo

O agronegócio mineiro estará presente na Expo Milão 2015, representado pelos segmentos de lácteos, café, cachaça, mel e própolis. O Governo de Minas, em parceria com a Federação das Indústrias (Fiemg), está organizando missão empresarial para a Semana de Minas, evento que faz parte da programação da Expo Milão, e que será realizado nesta cidade italiana, no período de 11 a 18 de outubro. A Semana tem como objetivo fortalecer a relação comercial e dar visibilidade aos produtos mineiros, principalmente os provenientes do agronegócio, como também os setores da moda, móveis, automotivo e equipamentos.

Exportações

A Itália ocupa o quinto lugar no ranking dos principais países importadores do agronegócio mineiro. No período de janeiro a julho de 2015, as exportações para a Itália alcançaram US$ 260,7 milhões. O secretário de Agricultura, João Cruz, avalia que, se os negócios mantiverem esse ritmo, os valores alcançados com as exportações neste ano devem superar os de 2014, que totalizaram US$ 471 milhões. Os principais produtos exportados para o mercado italiano, no acumulado de janeiro a julho deste ano, são o café (51,5%), produtos florestais (11,5%), carnes (2,6%), couros e peleteria (1,3%) e os produtos do complexo soja (0,3%). Estes cinco segmentos representam 67,2% da pauta exportada.

Na avaliação do secretário de Agricultura, João Cruz, o mercado italiano apresenta potencialidade para diversificar a pauta de importação da produção mineira. “Uma exposição internacional do porte da Expo Milão, que conta com a participação de vários países da comunidade europeia, é uma oportunidade para os empresários mineiros fazerem prospecção de mercado e ampliarem seus negócios”, afirma.

A Exposição

A exposição é organizada a cada cinco anos, sempre em um país diferente. Esta edição, que começou em maio na cidade italiana de Milão, conta com a participação de 144 países e estão sendo esperados 20 milhões de visitantes até o final do evento em outubro.

Os interessados em participar da Semana de Minas, que acontece no período de 11 a 18 de outubro, dentro da programação da Expo Milão, devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) pelo telefone (31) 3915-8601 ou com a Exportaminas, unidade de comércio exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (sede), pelo telefone (31) 3915-2911.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.