sexta-feira, 26 de Agosto de 2016 11:38h ALMG

ALMG celebra os 90 anos da Universidade Federal de Viçosa

Aniversário será comemorado em Reunião Especial de Plenário, na próxima segunda-feira (29).

Uma das mais antigas instituições públicas de ensino superior do País, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) está completando 90 anos. O aniversário será comemorado em Reunião Especial de Plenário, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima segunda-feira (29/8/16), às 20 horas. O autor do requerimento para a realização do evento é o deputado Roberto Andrade (PSB).

A homenagem será recebida pela reitora da UFV, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares. A reunião terá início com o Hino Nacional executado pela Banda do Exército da 4ª Região, regida pelo maestro Newton Faria de Souza. Logo depois será exibido um vídeo institucional sobre os 90 anos da Universidade Federal de Viçosa, seguido do pronunciamento do deputado, entrega da placa comemorativa e pronunciamento da reitora.

De acordo com o site da instituição, desde que foi fundada, como Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (Esav), depois Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg), a UFV vem norteando a atuação de seus professores, pesquisadores, técnicos e estudantes pelo tripé ensino, pesquisa e extensão. "Ao lado do comprometimento com a inovação e com o respeito à cultura popular, foram essas diretrizes que fizeram da UFV uma instituição reconhecida e atuante nos contextos nacional e internacional, contribuindo, direta ou indiretamente, para a melhoria da qualidade de vida da sociedade", diz o texto publicado no portal.

Tais contribuições se dão em áreas diversas do conhecimento, por meio de pesquisas científicas, da publicação de artigos e livros, de capacitações oferecidas ao homem do campo e da cidade, da oferta de cursos de educação continuada a professores da rede pública de ensino, dentre muitas outras formas.

O pioneirismo da instituição faz com que a sua história, algumas vezes, confunda-se com a própria história do ensino superior no Brasil: são da UFV, por exemplo, a primeira Escola Nacional de Florestas (Engenharia Florestal - 1960) e o primeiro curso de pós-graduação em Economia Rural, em nível de mestrado (1961). Na pesquisa, a tradição de tentar superar o problema da fome no país e no mundo vem desde as bem-sucedidas experiências de adaptação da soja ao Cerrado brasileiro até o desenvolvimento da Calda Viçosa (mistura de nutrientes e cobre para proporcionar o controle químico da ferrugem do cafeeiro).

Prova dessa criatividade e inovação é o fato de a UFV estar entre as principais titulares de pedidos de patente em Minas Gerais e no Brasil.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.